Um incêndio de grandes proporções consome a vegetação e ameaça residências na região do Assentamento Irmã Adelaide, em Miracema do Tocantins, há mais de quatro dias. Até o momento, nenhuma ação efetiva foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou pela concessionária de energia Energisa Tocantins, segundo relatos de moradores. A comunidade vive em alerta e denuncia o completo abandono das autoridades.
De acordo com Wolfgang Teske, professor universitário e morador local, a situação se tornou insustentável. “Hoje é o terceiro dia que nós ligamos para o Corpo de Bombeiros, para a Defesa Civil, e ninguém nos atende. Ligamos até para a Energisa. Uma atendente disse que não podia fazer nada, que era para deixar os fios queimarem e depois ver o que dava. Isso é revoltante. Depois, outra moradora ligou e disseram que já tinham mobilizado os Bombeiros, mas até agora nada. O fogo já dura mais de oito dias e agora entrou na nossa área. É uma vergonha a resposta da Energisa e do Corpo de Bombeiros”, desabafou.
Segundo os moradores, as chamas já percorreram cerca de 8 quilômetros, atingindo áreas particulares e colocando em risco casas, lavouras e a própria vida das famílias. Apesar das ligações insistentes e dos alertas de urgência, nenhuma equipe de combate a incêndio chegou até o local.
O sentimento é de indignação e abandono. “É impressionante a falta de resposta. Estamos sozinhos aqui, tentando conter o fogo como podemos. A cada dia que passa, o risco aumenta”, reforçou Teske
Enquanto as autoridades não chegam, a comunidade da região segue mobilizada para proteger suas casas e sobrevivência dos animais diante do fogo descontrolado
Por Yuri Felipe Sousa e Sarah Pires.