Brasil deve exportar menos de 1 milhão de toneladas de soja em novembro

Se o volume ficar abaixo de 900 mil toneladas, o volume no mês será um dos menores da história

Os embarques brasileiros de soja devem atingir um dos menores patamares para novembro em 2020. Isso, claro, se a previsão do analista de mercado da Safras, Luiz Fernando Gutierrez, se confirmar. Para ele, o país enviará ao exterior menos de 1 milhão de toneladas de soja neste mês.

A estimativa do analista combina bem com a realizada pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que estima embarques de no máximo 834 mil toneladas de soja ao exterior em novembro, conforme programação dos portos. Se o volume ficar abaixo de 900 mil toneladas, o volume no mês será um dos menores da história.

Segundo o analista, o câmbio elevado, chegando a bater os R$ 6 em algum momento do ano, foi um dos principais fatores para isso, já que a soja brasileira ficou barata para o mundo e a China aproveitou. Entretanto, o Brasil não possui mais estoque do grão e a tendência (novembro e dezembro) é vender cada vez menos.

“Em novembro o volume embarcado não deve chegar a 1 milhão de toneladas e em dezembro só temos 30 mil toneladas registradas para embarque até agora”, diz o analista.

Fonte: Canal Rural