Tocantins habilita mais uma empresa ao SISBI para expandir comercialização de produtos

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sisbi-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal

Ter uma empresa habilitada no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) significa equivalência federal para comercialização dos produtos de origem animal em todo território nacional.

Nessa segunda-feira (05), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) habilitou a Mix Alimentos, em Palmas, após o cumprimento de todas as exigências. Com isso, o Estado conta atualmente com oito empresas habilitadas neste sistema.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, é uma grande conquista para o desenvolvimento do Estado, visto que o país passa por um processo desafiador, que é a pandemia da Covid-19.

O empresário, Claudio Nesellu, disse que a transição do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para o SISBI foi tranquila, já que a indústria precisou fazer pequenas adequações estruturais e documentais para finalizar o processo.

A empresa é uma unidade de beneficiamento de carnes e derivados, bem como realiza o fracionamento de presunto, apresuntado, linguiça, bacon e queijo mussarela. A perspectiva é aumentar a variedade de produtos, a exemplo de mortadela, lombo, entre outros, para atender o comércio.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha, explica que os interessados em aderir ao sistema devem procurar a Agência, passar por auditorias orientativas e cumprir as exigências previstas nas legislações.

SISBI

 

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fonte: Adapec