Um incêndio de grandes proporções deixou ao menos quatro trabalhadores rurais feridos no distrito de Buritirana, na zona rural de Palmas, no Tocantins.
Informações apontam que os homens sofreram queimaduras durante a tentativa de conter as chamas. O incêndio se espalhou rapidamente, atingindo diversas propriedades vizinhas.
De acordo com informações, as chamas começaram em uma área onde os produtores rurais armazenavam a palha do milho, que é utilizada para proteger o solo até o próximo plantio.
Incêndio de grandes proporções deixa trabalhadores rurais feridos
Equipes da Guarda Municipal Ambiental, juntamente com moradores locais, se mobilizaram para combater o incêndio. Os trabalhadores feridos estavam em um trator tentando conter o fogo.
As vítimas foram inicialmente atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da área sul da capital, posteriormente, dois deles foram encaminhados para o Hospital Regional de Palmas (HGP), com o suporte de duas ambulâncias, por causa da gravidade das queimaduras.
O município está monitorando a situação e oferecendo todo o apoio necessário aos afetados. Uma equipe da Vigilância Ambiental também se deslocou para Buritirana para colaborar com a Defesa Civil Municipal, embora os bombeiros tenham informado que não foram acionados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ventos estavam fortes e acabaram espalhando as chamas, o que dificultou o trabalho dos bombeiros e brigadistas.
Parque Estadual do Cantão
Na última semana, um incêndio de grandes proporções devastou uma vasta área do Parque Estadual do Cantão, no centro-oeste do estado.
Em resposta, o governo mobilizou uma força-tarefa para intensificar os esforços de combate ao incêndio florestal. Graças à rápida atuação das equipes, o fogo foi extinto, garantindo a proteção da Unidade de Conservação (UC).
Por Antônio Neves.