O Governo do Tocantins apresentou nesta quinta-feira, 18, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), o projeto de inovação nas cadeias produtivas da agropecuária para conservação florestal na Amazônia Legal. O projeto que tem o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas da carne, floresta e soja, promovendo a conservação florestal na região é uma iniciativa conjunta do Estado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), da Agência Financiadora Alemã (KfW).
Parcerias e financiamento
O técnico do Ruraltins Edmilson Rodrigues destacou a importância das parcerias envolvidas e do fortalecimento das cadeias produtivas. “Este projeto é uma grande oportunidade para fortalecer as cadeias produtivas da carne, floresta e soja, promovendo a sustentabilidade e a conservação florestal. A colaboração entre o Ministério da Agricultura; a Agência Alemã KfW; o Governo do Tocantins,por meio do Ruraltins e das secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente, é essencial para o sucesso desta iniciativa. Em agosto, realizaremos oficinas para definir as metas e estratégias. A agência alemã fornecerá os recursos financeiros em euros, enquanto o Governo do Estado será responsável pela assistência técnica, garantindo que as ações cheguem efetivamente aos produtores”, explicou Edmilson.
Antônio Humberto Simão, coordenador geral de Operações Estratégicas da SFA, enfatizou a relevância do projeto para a região e a importância do apoio do Ruraltins na assistência técnica. “Este projeto é fundamental para o fortalecimento das cadeias produtivas da carne, soja e floresta. Com a inovação e a sustentabilidade, buscamos melhorar a rastreabilidade e a conformidade socioambiental, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e responsável. O Ruraltins tem um papel fundamental nesse projeto, pois é ele que executa os trabalhos com assistência técnica diretamente com os produtores, garantindo que as ações do projeto cheguem efetivamente ao campo”, declarou Humberto.
Participantes
Estiveram presentes na reunião Joaquim Urcino, vice-presidente do Ruraltins; Sebastião Filho, diretor de Empreendedorismo; Edmilson Rodrigues, gerente de Agricultura, representando a diretora técnica Alécia Borges; Laianna Rodrigues, gerente de Projetos e Captação de Recursos; Décio Rocha, engenheiro ambiental; Alessandro Ribeiro Neves, engenheiro ambiental. Além dos dirigentes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA): Elso Poilzeu Junior, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural; Antonio Humberto Simão, coordenador geral de Operações Estratégicas (CGOE); e Ivana Merched Oliveira Guerreiro
Próximos passos
Em agosto, serão realizadas oficinas para definir metas específicas e estratégias de implementação. O financiamento será fornecido pela Agência Alemã KfW, enquanto o Governo do Tocantins contribuirá com assistência técnica. O objetivo é trabalhar as três cadeias produtivas principais: carne, soja e floresta, promovendo a inovação e a sustentabilidade na região.
A reunião foi uma oportunidade importante para alinhar os esforços dos diversos parceiros envolvidos e estabelecer um plano de ação concreto para os próximos anos.
Por Amanda Oliveira/Governo do Tocantins.