A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e de parceiros, a Comunidade Quilombola do Prata, localizada na zona rural do município de São Félix do Tocantins, realizou, entre os dias 4 e 5 de julho, a tradicional Festa da Rapadura.
O evento apresenta a variedade da gastronomia tradicional da comunidade quilombola, o artesanato em capim-dourado e diversas manifestações artísticas. Há 11 anos, a Festa da Rapadura reúne a comunidade quilombola, moradores da região e visitantes.
Presente na abertura do evento, a diretora de Fomento e Proteção à Cultura da Sepot, Milene de Souza, destacou a importância das comunidades tradicionais preservarem o legado que vem sendo transmitido de geração em geração. “O que observamos na Festa da Rapadura vai muito além de uma tradição culinária. Percebemos a movimentação da microeconomia e a troca de saberes, o que fortalece a economia e a cultura da comunidade e do seu entorno”, ressaltou.
A cana-de-açúcar está entre os principais produtos cultivados pela comunidade e juntamente com a mandioca formam a base da estrutura nutricional da Comunidade Quilombola do Prata.
A equipe da Sepot visitou o engenho do senhor Zico e registrou passo a passo o processo manual de produção da rapadura. “Estar nos territórios é essencial para a construção de novas ações alinhadas à realidade de cada povo”, enfatizou a diretora de Fomento e Proteção à Cultura da Sepot, Milene de Souza.
O evento apresenta a variedade da gastronomia tradicional da comunidade quilombola, além do artesanato em capim-dourado – Luzicléia Pereira de Souza/Governo do Tocantins
Na abertura do evento, a diretora de Fomento e Proteção à Cultura da Sepot, Milene de Souza, destacou a importância das comunidades tradicionais preservarem o legado que vem sendo transmitido de geração em geração – Luzicléia Pereira de Souza/Governo do Tocantins
Melado é colocado na base de madeira para resfriar e ganhar forma – Milene de Souza/Governo do Tocantins
Depois de resfriada, a rapadura é cortada em torrões – Milene de Souza/Governo do Tocantins
Por Andréa Luiza Collet/Governo do Tocantins.