O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), teve agenda em Brasília nesta última terça-feira, 23, com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD); e da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD). O gestor esteve acompanhado do deputado federal Tiago Dimas (Podemos) e do senador Irajá Silvestre (PSD), além dos secretários estaduais César Halum, Ronaldo Dimas, Juarez Moreira e Elfas Cavalcante.

LOGÍSTICA AINDA É OBSTÁCULO PARA TOCANTINS
Com o ministro Carlos Fávaro, Laurez Moreira solicitou apoio ao programa Caminhos da Produção, que prevê maquinários e equipes para a conservação de estradas vicinais. “Um dos maiores desafios dos municípios é a manutenção das estradas rurais, já que a maioria tem baixa arrecadação e longas extensões de vias. Apesar da forte produção agrícola, a logística ainda é um obstáculo e o apoio do ministério será fundamental para garantir melhores condições e impulsionar o desenvolvimento do Estado”, argumentou
APOIO VIA PRONER E PROMAC
O Ministério da Agricultura e Pecuária garantiu apoio por meio de programas específicos, como o de Estradas Vicinais (Proner), que prevê projetos de engenharia para adequações rodoviárias, com os objetivos de ampliar e manter a malha viária rural em boas condições de trafegabilidade. Já o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promac) busca modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural e reduzir desigualdades regionais, por meio da aquisição e da doação de máquinas e equipamentos em parceria com órgãos públicos e organizações privadas.
ENTENDA
A proposta é que, com o reforço de emendas parlamentares coletivas e individuais, os municípios tenham acesso a patrulhas mecanizadas compostas por motoniveladoras, escavadeiras, pás carregadeiras, rolos compactadores e caminhões, entre outros equipamentos. A iniciativa visa oferecer condições para que as prefeituras mantenham estradas rurais mais seguras e eficientes, fortalecendo a agricultura, ao melhorar a mobilidade e contribuir para o desenvolvimento regional.

TOCANTINS TEM POTENCIAL PARA O PESCADO
Já na reunião com André de Paula, a parceria entre Estado e governo federal foi reforçada. “Quero agradecer ao ministro André de Paula por nos receber para tratar de um tema tão importante para o Estado, que é o potencial que temos para a produção de pescado. O Tocantins, além de suas abundantes águas, conta com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], principal centro de pesquisa da área. Com o apoio do Ministério, tenho certeza de que vamos transformar o estado em um dos maiores produtores de pescado do país”, destacou Laurez Moreira.
COMPROMISSO DE VISITAR O TOCANTINS
O ministro André de Paula assegurou o compromisso do Ministério em apoiar o desenvolvimento da atividade pesqueira. “Tivemos a oportunidade de revisar pontos muito importantes para o setor, que tem forte vocação para a piscicultura e sedia a Embrapa Pesca, referência nacional. Assumo o compromisso de visitar o Tocantins em breve, cumprir uma agenda de trabalho e levar recursos que fortalecerão o setor e transformarão para melhor a vida de pescadores, pescadoras, agricultores e agricultoras do estado”, reforçou.
Por CT.