Por Daniela Walzburiech – Globo Rural
Depois de Pantanal, Marcos Palmeira volta às telas da TV Globo para mais um remake de grande sucesso. O ator dará vida ao protagonista da novela Renascer, nova novela das 21h que estreia no dia 22 de janeiro. Na trama, José Inocêncio é um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia.
O que você talvez não saiba é que a paixão do artista pelo campo não é exclusivo de seus personagens. Por trás das câmeras, Palmeira investe em pecuária de leite e agricultura, unindo questões ambientais e alimentação saudável.
O ator é dono da Fazenda Vale das Palmeiras, localizada em Teresópolis, no Rio de Janeiro, com produção 100% orgânica e sustentável. Com 200 hectares, o terreno, focado na produção de leite, queijos, iogurtes e hortaliças, foi comprado há quase 30 anos.
Sua marca, que leva o mesmo nome da propriedade, ainda conta com mel, café e chocolate no catálogo de produtos. Todos os produtos possuem certificados, que garantem serem livres de zoonoses e defensivos químicos.
A paixão pelo agro é antiga. Apesar de ser carioca e estar cercado de praias, Marcos sempre teve na memória lembranças das viagens à Fazenda Cabana da Ponte do avô, Sinval Palmeira, na Bahia, quando estava de férias escolares. Isto o influenciou a investir na agricultura.
“Sou muito grato de a agricultura ter entrado na minha vida de uma forma tão definitiva, transformadora e arrebatadora. Espero sempre seguir com a Vale das Palmeiras focada na produção de alimentos orgânicos com a permacultura e a agrofloresta”, afirma o ator em uma de suas publicações no Instagram.
Prêmio
No início do ano, a Fazenda Vale das Palmeiras foi premiada pela qualidade do queijo frescal. O produto, eleito pelo Guia do Queijo o melhor do Brasil, desbancou mais de 120 concorrentes de 18 Estados.
Engana-se quem pensa que o ator faz mistério sobre a produção da iguaria. Após conquistar o título, o ator organizou um curso para ensinar como fazer o laticínio fabricado na sua propriedade.
Presente e futuro
Em parceria com o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), Palmeira iniciou o reflorestamento de 1,3 km² na fazenda. Segundo o agricultor, serão plantadas e regeneradas mais de 200 mil árvores nativas da Mata Atlântica, como Palmito Jussara, Jequitibá, Aroeira e Pau-ferro.