Entre os dias 24 e 25 de setembro, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou operação de combate ao desmatamento ilegal nos municípios de Piraquê e Wanderlândia. A ação contou com parceria do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) além da patrulha rural e policiais militares locais.
Durante a operação também foram realizadas atividades de conscientização e educação ambiental para os moradores locais, com a finalidade de informar a importância da conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, foram passadas orientações sobre a Portaria Naturatins n° 125/2024, que determina a suspensão da queima no Estado do Tocantins, devido aos riscos de incêndios florestais nesta época do ano.
Procedimentos administrativos também foram aplicados aos proprietários rurais que realizaram a supressão de vegetação sem a devida autorização do órgão ambiental competente. “Importante salientar das leis ambientais, que devem ser seguidas em proteção do bioma e das regiões locais”, destacou o gerente da Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.
A presença desse trabalho foi realizada para combater os crimes ambientais e a preservação de áreas que são de extrema importância para o bioma. O gerente Cândido José dos Santos Neto enfatiza sobre a importância dessa conscientização. “A conscientização da comunidade é fundamental para garantir o uso responsável dos recursos naturais, preservando a biodiversidade e assegurando que as gerações futuras possam usufruir desses recursos’’, concluiu.
Por Cályta Souto/Governo do Tocantins.