A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) expressa sua total indignação com a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional de suspender, a partir de 21 de fevereiro de 2025, as novas contratações de financiamentos rurais subvencionados no âmbito do Plano Safra 2024/2025.
Essa atitude intempestiva coloca em risco a continuidade da produção agropecuária, compromete a segurança alimentar e ameaça a estabilidade econômica do setor. A agricultura e a pecuária são atividade que carece de planejamento estratégico e, consequentemente de ações previsíveis.
A suspensão do crédito rural não só gera uma sensação de insegurança entre os produtores, como agrava um cenário já delicado em função da elevação dos custos dos insumos, combustíveis e das ameaças de ordem tributária.
Muitos produtores ainda estão colhendo a safra atual sem clareza ainda dos resultados que serão obtidos, sobretudo com a comercialização da primeira safra. Outros estão iniciando a segunda safra, contando com novos recursos a serem contratados.
A suspensão de novos financiamentos prejudica toda a cadeia produtiva e representa uma série ameaça à nossa segurança alimentar, ao equilíbrio dos preços dos alimentos e ao abastecimento geral do pais. Retirar o apoio governamental nesse momento é um golpe impiedoso.
O agronegócio é um dos pilares da economia nacional, responsável por gerar empregos, impulsionar exportações e garantir alimentos acessíveis para toda a população. O governo federal tem uma responsabilidade inegável em assegurar o financiamento necessário para que o setor continue a desempenhar seu papel vital.
A escassez de recursos para a equalização de juros afeta diretamente a competitividade do setor, tornando-o ainda mais vulnerável a crises.
A FAET aguarda uma resposta imediata do Governo Federal, por meio de suas diversas instâncias, a esse clamor do setor rural, que exige a retomada da liberação de crédito do Plano Safra.
O que está em jogo não é apenas a sobrevivência do setor agropecuário, mas também o futuro da economia tocantinense e brasileira como um todo. Não podemos permitir que uma decisão equivocada e desastrosa prejudique de forma irreversível os produtores rurais e a nação.
Vamos continuar nossa luta incansável em defesa dos produtores rurais, cobrando ações imediatas e concretas que restabeleçam o crédito rural e garantam a prosperidade do setor, essencial para o Brasil.
Por Paulo Carneiro, Presidente do Sistem Faet/Senar.