(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
22/03/2021

Agricultura do Matopiba tem interferência do fenômeno La Niña

Por Pedro Peduzzi/ com edições do Tocantins Rural
Imagem: Wenderson Araújo
Imagem: Wenderson Araújo

Segundo Candice Mello, da Conab, o volume de chuvas acima da média em parte do Matopiba tem afetado o avanço da colheita de soja e o progresso da semeadura do milho

Começou na última sexta-feira (20), o Outono no Hemisfério Sul. Este ano, com um tom diferenciado, uma vez que, no Brasil, a estação sofre influências diretas do fenômeno La Niña. E, com ela, a produção agrícola brasileira.

O fenômeno La Niña é um evento climático que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico esfriam, desencadeando em uma sucessão de efeitos climáticos nas cinco regiões brasileiras.

Segundo pesquisadores, em anos de La Niña, as regiões Norte e setor norte do Nordeste apresentam aumento na frequência e volume das chuvas durante o verão.

Previsões

 

A previsão de chuvas abaixo do normal no centro e sul do país inclui partes de Tocantins, Bahia, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além dos estados da Região Sul.

“Este padrão previsto para as extremidades norte e sul do país refletem a possível modulação do atual fenômeno [La Niña] nas condições climáticas dos próximos meses”, complementa Candice Mello, da Conab.

Para o trimestre março, abril, maio, a Conab trabalha com um cenário onde a “maior probabilidade” é a de chuvas acima do normal sobre a região Norte, em áreas do Mato Grosso, na “mesorregião” do Pantanal no Mato Grosso do Sul, e na faixa entre os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Produção

“Essas chuvas acima da média que têm sido observadas em MT, GO, MG, SP e parte do Matopiba (região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) têm afetado o avanço da colheita da soja e o progresso da semeadura do milho segunda safra”, detalha Candice.

 

Fonte: Agência Brasil

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.