28/08/2020

Agro lidera expansão em empregos

Por Eliza Maliszewski/ com edições do Tocantins Rural

Setor gerou mais de 86 mil postos, cerca de 10 vezes mais do que a construção civil

O agronegócio vai muito bem na economia e o reflexo aparece nos empregos. Em 2020 o setor lidera a geração de vagas sendo, inclusive, o único a abrir postos de trabalho no primeiro semestre.

De janeiro a julho o agro empregou 86,2 mil trabalhadores. O número é pelo menos dez vezes maior do que o da construção civil, por exemplo. Somente no último mês foram geradas 23 mil vagas. A maioria dos postos de julho foram na produção de lavouras temporárias como soja e cana (10 mil vagas); produção de lavouras permanentes como laranja e outras frutas; hortícolas, criação de bovinos, florestas plantadas, criação de aves e criação de suínos.

Apesar do saldo positivo houve fechamento depostos de trabalho na produção de café e na produção de sementes certificadas.

Em julho, São Paulo liderou a abertura de vagas com postos em soja, laranja e bovinos. Na sequência vem Minas Gerais com aberturas para colheita do café; Mato Grosso em soja e Bahia nas atividades de apoio à agricultura e frutas como manga e uva. Apenas três estados registraram redução de vagas: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Os dados foram compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

 

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.