(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
03/05/2021

Carga de suínos transportada ilegalmente é interceptada na barreira fixa de Caseara

Por Dinalva Martins/ com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O condutor da carga foi multado no valor R$ 1.021,44

Na madrugada deste domingo (02), fiscais da barreira fixa zoofitossanitária da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), localizada no município de Caseara, interceptou um veículo com 24 suínos provenientes de estado considerado não livre da Peste Suína Clássica (PSC) e sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). O condutor da carga foi multado no valor R$ 1.021,44 e escoltado até uma equipe de fiscalização do Pará para retornar a origem com os animais.

O motorista afirmou que vinha de Santana do Araguaia-PA com destino ao estado de Goiás. Como o Tocantins é internacionalmente livre da doença, o trânsito de animais de áreas não livres da PSC para áreas livres é proibido. Além disso a GTA é obrigatória para movimentação de animais.

A apreensão ocorreu numa barreira considerada de "entrada",  próximo à balsa de travessia fluvial, e o produtor conseguiu comprovar a origem.

Vale lembrar que toda a extensão do estado do Tocantins, limítrofe ao estado de origem dos animais é barreira natural, rio de larga extensão onde ocorre também a fiscalização náutica.

Dados

 

O Tocantins possui um rebanho de suídeos de 244.478 suínos, distribuídos em 174 granjas comerciais e 23.608 criatórios.  

Peste Suína Clássica

 

A PSC não é transmitida ao homem. Porém, a ocorrência de um foco implicaria em grandes perdas econômicas e repercussões sociais com o sacrifício de animais, interrupção das atividades das granjas, redução imediata da produção de carne, restrição comercial de países importadores de animais, carnes, produtos e subprodutos de origem animal, bem como de produtos agrícolas como a soja e o milho, já que alguns mercados só importam os vegetais de área livre da PSC.

Segundo o Ministério da Agricultura, a zona livre de PSC do país inclui o Distrito Federal e 15 estados  (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC).

Fonte: Adapec

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.