(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
09/04/2021

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso indica membros para oficinas regionais de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Por Robson Corrêa/com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

As oficinas serão realizadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento no dia 4 de maio, por meio de uma plataforma virtual

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBHRF) escolheram, por meio de videoconferência, nesta sexta-feira (09), os membros que vão participar das oficinas regionais de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que entrará em vigor a partir de 2022 e valerá até 2040.

As oficinas serão realizadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) no dia 4 de maio, por meio de uma plataforma virtual, e contarão com a presença dos seguintes indicados: Jucilene Almeida, sociedade civil; Ilton Oliveira de Sã e João Carlos Farencena, ambos do poder público; Anilton Bardini de Souza, usuário de água, e o professor Jair da Costa Oliveira Filho, presidente do CBHRF.

De acordo com diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Aldo Azevedo, “os problemas e conflitos ocorrem nos CBHs [Comitês das Bacias Hidrográficas]. Por isso, os representantes de cada Comitê estão diretamente envolvidos nessas demandas e podem falar com total propriedade sobre as necessidades de cada um”.

As próximas etapas consistem na realização de oficinas setoriais com a sociedade civil, oficinas temáticas com representantes das águas subterrâneas, revitalização de bacias hidrográficas, arranjo institucional e instrumento de gestão, capacitação, comunicação e educação ambiental, mudanças climáticas, gestão costeira, transfronteiriça e cenarização, com datas a serem definidas posteriormente.

Seguindo a agenda de elaboração do PNRH, ainda serão realizadas oficinas de pactuação do Plano de Ação com o Governo Federal, órgãos e conselhos estaduais de recursos hídricos com a participação dos Comitês dos rios de domínio da União. A finalização ocorrerá com a consolidação dos resultados na Oficina Nacional.

Participando como convidada, a professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Juliana Mariano Alves, explanou o trabalho que vem desenvolvendo relacionado à mudança no campo institucional político e o que esses processos trouxeram para o contexto hídrico. A professora ainda manifestou interesse em conversar individualmente com os membros do Comitê em prol da realização de um estudo de caso da Bacia do Rio Formoso.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.