20/09/2021 - Atualizado em 20/09/2021

Comunidades quilombolas do Jalapão recebem visita de órgãos estaduais para fomentar a produção de peixe

da redação

A proposta é proporcionar produção de proteína animal de qualidade com o objetivo de trazer segurança alimentar as comunidades tradicionais

Com o objetivo de conhecer a realidade e condições edafoclimáticas para a criação de peixe,  o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), visitaram durante os dias 16 e 17 de setembro comunidades quilombolas da região do Jalapão.

A diretoria para Aquicultura da Seagro junto com a Gerência de Aquicultura do Ruraltins visitaram as comunidades do Prata no município de São Felix do Tocantins e a comunidade Boa Esperança em Mateiros. A proposta é proporcionar produção de proteína animal de qualidade com o objetivo de trazer segurança alimentar para as comunidades tradicionais.

“Na visita, as comunidades se mostraram bastante receptivas a mais uma oportunidade de terem peixe em sua alimentação já que são banhadas por rios em seu território e sempre tiveram o peixe em sua alimentação”, destacou zootecnista da Seagro, Arthur França. A comunidade do Prata tem cerca de 80 famílias e a Boa Esperança 40 famílias,  totalizando cerca de 500 pessoas.

Recomendação FAO

 

Segundo os técnicos das instituições e dados recomendados pela FAO,  é sugerido o consumo de 12 quilos/habitante/ano. Ou seja, seria necessário a produção estimada de 6.000 quilos de peixe na região. Ambas comunidades tem como fonte de renda o artesanato, turismo e a agricultura familiar.

Também foi levantando junto ao trade turístico a demanda por peixe nesse importante segmento no qual o estado do Tocantins vem se destacando com as belezas da região.  

Visando este levantamento da demanda por pescado, foram visitados diversos empreendimentos que trabalham com o turismo na região como restaurantes, bares  e  , entre eles os "fervedouros" Alecrim e Bela Vista.  

Nestes fervedouros foi levantado excelente demanda por pescado, tendo inclusive neste ultimo estabelecimento ficado acertado uma visita posterior do técnico do Ruraltins para instalação de projeto de piscicultura no empreendimento para atender à demanda por pescado do empreendimento.

Fonte: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.