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23/04/2021

Conheça cinco hortaliças verdes fáceis de plantar na quarentena

Por Saulo Tafarelo/ com edições do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
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De abobrinha a jiló, lista traz plantas com nutrientes que fazem bem à saúde

O período de isolamento social em razão da pandemia de coronavírus pode ser um bom momento para apostar no cultivo de hortaliças em casa. Frutos, caules e outros tipos de hortaliças verdes, como o chuchu e a couve, são opções fáceis de plantar e que têm nutrientes que fazem bem à saúde.

Globo Rural separou cinco hortaliças que podem ser cultivadas em pequenos canteiros em casa e outras que chegam a se desenvolver até em vasos, não exigindo uma pesada mão de obra. Que tal plantar você mesmo? Reserve um cantinho, prepare o solo e siga as dicas abaixo:

Abobrinha

Adaptada a uma larga faixa de temperatura, sobretudo aos graus mais elevados, a hortaliça é consumida refogada, assada, frita ou empanada pelos brasileiros ao redor do país. Canteiros de um metro quadrado já são suficientes. Saiba como plantar abobrinha clicando aqui.

Chuchu

Enquadrado na categoria de hortaliça-fruto, o chuchu é rico em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém muita água e possui baixo teor de calorias e é digestivo, o que o torna um excelente diurético. Além disso, é uma hortaliça fácil de produzir, que não exige tratos especiais no manejo, cresce bem em pequenos espaços e nasce em qualquer lugar. Saiba como plantar chuchu clicando aqui.

Couve

Boa para refogados, recheios de tortas, sopas e também crua em saladas, a couve é amplamente consumida no país inteiro. Ela é fácil de plantar e de baixo custo para a instalação de uma horta, que, inclusive, pode ser caseira, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras. Saiba como plantar couve clicando aqui.

Repolho

De sabor especial, a hortaliça é rica em fibras e vitaminas. No Brasil, seu consumo mais frequente é em saladas, mas também pode ser servido refogado e em várias outras receitas culinárias. Além disso, pode ser plantada em áreas pequenas, como num canteiro em um quintal. Saiba como plantar repolho clicando aqui.

Jiló

Frito, cozido ou como ingrediente de tortas e sopas, o jiló é um alimento digestivo, de baixa caloria e muito nutritivo. Além de fósforo, ferro, cálcio, sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B, o fruto possui propriedades que reduzem o colesterol e ajudam no tratamento de distúrbios hepáticos. E o melhor: o jiló pode crescer até em vasos. Saiba como plantar jiló clicando aqui.

 

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