(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
04/05/2021

Entidades de Palmas são beneficiadas com doação de mais de 600kg de arroz

da redação

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma das entidades beneficiadas foi a Comunidade Sementinhas de Amor, que assiste 50 famílias carentes da região do Aureny III

Como resultado do trabalho dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na unidades de arroz implantada no Centro Agrotecnológico de Palmas, foi doado mais de 600 quilos de arroz para instituições que atendem a população mais carente da capital.

A ação integrada com a prefeitura de Palmas ocorreu nesta segunda-feira (03), e no total entregará seis toneladas de grãos, colhidos da unidade, para colaborar com as instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social, bem como creches e demais unidades escolares.

Uma das entidades beneficiadas foi a Comunidade Sementinhas de Amor, que assiste 50 famílias carentes da região do Aureny III. “Nós atendemos as famílias com assistência alimentar, e o arroz recebido ajudará muito na alimentação dessas pessoas, que todos os dias batem a nossa porta”, disse Irmã Dulce, coordenadora de Acolhimento da Comunidade.

Segundo o diretor de Pesquina e Inovação do Ruraltins, Kin Gomides, a atual gestão do Ruraltins, na pessoa do presidente Fabiano Miranda, vem validando as parcerias com universidades, instituições de pesquisas e empresas privadas, no sentido de gerar conhecimentos e novas tecnologias, viabilizando assim o trabalho dos extensionistas, e consequentemente melhorando a produtividade  em campo.

“Esse projeto de cultivo de arroz desenvolvido no Centro Agrotecnológico é um projeto piloto, onde testamos e validamos juntamente com a Prefeitura de Palmas, a cultivar de Arroz Terras Altas BRS A501 CL, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conhecido como arroz de sequeiro. A partir de agora a proposta é levar esse experimento aos demais municípios que tenham interesse, onde podemos construir propostas para a implantação de lavouras comunitárias e outras ações estratégicas”, disse

Implantação da URT

A implantação da unidade de arroz começou em outubro do ano passado, com a análise do solo, realizada em parceria com o laboratório da Unitins, e em seguida o preparo do solo para o plantio. A colheita ocorreu 105 dias após o plantio, e neste intervalo, a equipe do Ruraltins, realizou todas as práticas de manejo para garantir a produtividade do arroz e o benefício principal que é formar e reformar a pastagem em termos de conservação e fertilidade do solo.

A próxima etapa é iniciar,  entre os produtores rurais, o processo de multiplicação dessas sementes que são de qualidade e alto potencial produtivo.

Fonte: Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.