(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
27/04/2021

Escola municipal de Palmas recebe material orgânico produzido no Ecoponto de Galhadas

Por Juliana Matos/ com edição do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A compostagem propicia revitalização dos canteiros de modo a favorecer o enriquecimento do solo das hortas

Mais uma escola municipal será beneficiada com material orgânico produzido no Ecoponto de Galhadas de Palmas. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), gestora do ecoponto, disponibilizou à Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, em Palmas, 24 metros cúbicos de composto orgânico produzido a partir de restos de poda triturados e decompostos no ecoponto. O material foi entregue na última sexta-feira, 23.

As primeiras escolas a solicitar o composto foram a ETI Almirante Tamandaré e a ETI Agroecológica Fidêncio Bogo que receberam, ao todo, 150 metros cúbicos de compostagem neste mês de abril. O material orgânico propicia revitalização dos canteiros de modo a favorecer o enriquecimento do solo das hortas.

A diretora da ETI Caroline Campelo, Marta Pacheco, explicou que a escola mantém uma horta e plantas ornamentais, medicinais e frutíferas, muitas nativas do cerrado. Entre as culturas ali desenvolvidas estão alface, coentro, manjericão, salsa, mamão, limão e banana.

Novo serviço

O Ecoponto de Galhadas de Palmas recebeu mais de 4.500 toneladas de resíduos orgânicos desde sua abertura, em novembro de 2020, até março de 2021.

O serviço inédito na Capital garante reaproveitamento de 100% dos restos de poda encaminhados ao ecoponto. Parte dos resíduos dá origem a material orgânico utilizado por indústrias locais e outra parte dá origem a composto orgânico utilizado no Viveiro de Flores da Seisp e o Viveiro Educador, mantido pela Fundação do Meio Ambiente de Palmas (FMA).

O Ecoponto de Galhadas fica localizado na Avenida NS-10 quadra ASR-SE 55 (512 Sul) - aos fundos do Parque Cesamar. O serviço garante um novo ciclo de aproveitamento para resíduos orgânicos que não são mais direcionados ao Aterro Sanitário Municipal.

Coleta de poda agendada

O recolhimento de galhadas atende pedidos pré-agendados pela comunidade pelo telefone (63) 3212-7426 (das 8 às 18 horas). É importante frisar que este pré-agendamento deve ser feito, segundo a Seisp, antes da poda doméstica ser realizada, de modo que os resíduos só sejam dispostos na calçada do morador em ocasião próxima à data prevista de passagem do caminhão em sua região.

No entanto, qualquer morador pode direcionar resíduos de poda ou inservíveis de madeira (móveis feitos exclusivamente de madeira ou paletes) ao Ecoponto de Galhadas em veículo próprio. Desde que estes não contenham partes de ferro ou outros materiais nem misturados a entulho. O atendimento no local é feito das 7 às 17 horas.

Fonte: Prefeitura de Palmas

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.