(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
17/03/2021

Especialistas internacionais debatem agro tropical em evento on-line

Por Fernanda Diniz/ com edições do Tocantins Rural

A Semana Internacional de Agricultura Tropical acontece entre os dias 22 e 26 de março

Mais de 20 especialistas de vários países estarão reunidos, de forma virtual, durante a Semana Internacional de Agricultura Tropical (AgriTrop), entre 22 e 26 de março das 11h às 14h. O evento, organizado pela Embrapa e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tem como objetivo compartilhar experiências de cientistas, ambientalistas e empreendedores no uso sustentável de tecnologias para adaptação de culturas agrícolas e animais às condições climáticas e ambientais do cinturão tropical. Informações sobre inscrição, links de transmissão, programação e palestrantes estão disponíveis no site do evento.

A expectativa é que, a partir dessa troca de conhecimentos, surjam sinergias e parcerias, além de subsídios para a coordenação da região na inédita Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, marcada para setembro, em Nova York.

Um dos destaques será o modelo brasileiro, que conseguiu transformar o País de importador de alimentos na década de 1970 em um dos mais importantes players do agro mundial. Graças à tropicalização de culturas agrícolas e animais, o agro brasileiro atingiu em 2021 um Valor Bruto da Produção de quase R$ 900 bilhões, representando cerca de 21% do PIB nacional.

É responsável ainda por 48% das exportações brasileiras, com destaque para café, açúcar, laranja, etanol, carne bovina, frango e soja, e pela geração de aproximadamente 19 milhões de empregos no Brasil. Sem falar que alimenta mais de 800 milhões de pessoas no mundo.

Segundo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, por trás do sucesso da agricultura, está a ciência. Os esforços conjugados entre a Empresa, universidades, empresas de assistência técnica e extensão rural e outros parceiros possibilitaram, por exemplo, que o Cerrado brasileiro seja responsável hoje por 50% dos grãos produzidos no País.

Outro exemplo de destaque vem da pecuária. Hoje, o Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, com mais de 200 milhões de animais. “A ciência agrícola fez com que hoje frutas e hortaliças sejam comercializadas de norte a sul do País”, acrescenta, lembrando que todos esses avanços foram conquistados com foco na sustentabilidade, ou seja, aumentando a produtividade sem impactar a expansão de áreas agrícolas. Prova disso é o fato de que o Brasil conta com mais de 500 milhões de hectares de florestas naturais e cerca de 10 milhões plantadas.

Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, o evento será um espaço para fortalecer e compartilhar práticas sustentáveis de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), de forma a divulgar esse modelo para outros países do cinturão tropical das Américas.

Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, foi designado integrante da Rede de líderes da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, denominada Summit's Champions, uma das quatro principais estruturas de apoio da reunião, cujo objetivo é definir as bases para uma transformação positiva na forma de produzir e de consumir alimentos.

A Semana tem ainda como objetivos consolidar a oferta de inovações institucionais e tecnológicas disponíveis atualmente com relação à agricultura tropical sustentável no hemisfério e promover o intercâmbio de ideias de forma a constituir um diálogo permanente, que englobe múltiplos atores nacionais, regionais e internacionais, públicos e privados, bem como agências e organismos de referência na cooperação internacional.

 

Fonte: Embrapa

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.