(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
16/04/2021

Janela de plantio de soja semente nas planícies tropicais tocantinenses inicia no próximo dia 20 de abril

Por Welcton de Oliveira/ com edições do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, em 25 de setembro

A janela de plantio de soja semente nas planícies tropicais tocantinenses inicia no próximo dia 20 de abril e segue até o dia 31 de maio, na região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré.

A partir deste ano, a Instrução Normativa (IN) nº 05/2021 abriu a possibilidade do produtor de soja salvar sementes para uso próprio nas planícies tropicais, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Já o prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, em 25 de setembro.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, para realizar o cultivo nessa área os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio da apresentação do cadastro de propriedade de soja, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras.

Para realizar o cadastro antecipado das lavouras, o produtor deve realizar o download dos documentos necessários no site da Adapec, no endereço: https://adapec.to.gov.br/, preencher os quatro formulários disponíveis, e posteriormente, entregar esta documentação num escritório da Agência.

Dados

De acordo com os dados da Adapec, foram cultivadas na última safra nas planícies tropicais do Tocantins 66.120 hectares, em 112 propriedades.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações por meio do vento. O maior prejuízo causado é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.