18/06/2021

Medidas de defesa fitossanitária ampliam o controle da ferrugem asiática da soja no Tocantins

Por Welcton de Oliveira/ com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da doença

A soja é a principal cultura de grão do Estado e a produção vem crescendo a cada ano, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), vem adotando medidas sanitárias e fiscalizações nas lavouras, para monitorar a ferrugem asiática, principal praga que acomete a cultura da soja e causa prejuízos econômicos aos produtores rurais.

Este ano, o Tocantins fez uma atualização na legislação do Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins (PECFS), que possibilitou, por exemplo, ao produtor de soja salvar sementes para uso próprio nas planícies tropicais.

“Este trabalho trouxe algumas mudanças importantes para o plantio de soja na condição de excepcionalidades das Planícies Tropicais e para fins de pesquisa científica, e seu grande diferencial é porque ele foi feito com a contribuição do setor produtivo, do segmento de pesquisa e dos produtores de soja do Estado”, afirmou o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda.

"Somos um dos grandes produtores de soja do país, e o monitoramento que a Adapec já realiza, somado à atualização da legislação, contribui para um melhor controle da ferrugem asiática. E assim, a intenção é continuar aumentando a nossa produção, tanto no cultivo de sequeiro como nas Planícies Tropicais nas condições de excepcionalidade, que é um dos grandes diferenciais que temos em relação a outros estados,” ressaltou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O cultivo de soja semente nas Planícies Tropicais é monitorado semanalmente pela Adapec em 100% das áreas cadastradas pela Agência, a fim de controlar a presença da ferrugem asiática nas lavouras.

“O controle da ferrugem asiática conta com algumas medidas que são essenciais para o cultivo, como a calendarização do plantio de soja com uma janela de plantio definida, prazo para cadastramento das áreas cultivadas e o monitoramento semanal nas lavouras feito pelos inspetores de defesa agropecuária da Agência”, destacou Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo PECFS.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. O maior prejuízo causado é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da doença.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.