(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
10/03/2021

Nova espécie de peixe é descoberta no Brasil

Por Eliza Maliszewski/ com edições do Tocantins Rural

O peixe foi identificado no Distrito Federal

Uma nova espécie de peixe foi identificada no Brasil. Ele foi encontrado no Distrito Federal, em área protegida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Lago Sul de Brasília.

A espécie é descrita pelo biólogo e servidor do IBGE, Mauro Lambert Ribeiro e pelos pesquisadores Marcelo Melo (USP) e Flávio Lima (Unicamp), e ganhou o nome de Characidium onca, graças à coloração diferenciada das escamas, com pintas pretas sobre fundo amarelo-dourado, que lembra a pelagem das onças-pintadas.

É pequeno, medindo cerca de 5cm e costuma ficar no fundo dos córregos. Ele foi coletado pela primeira vez em 1984, quando passou a ser monitorado. A descrição científica, que confirmou se tratar de uma nova espécie, ocorreu em janeiro deste ano e contou com a ajuda de especialistas que estudam o grupo ao qual pertence o animal. Por ocorrer somente neste local ele é considerado criticamente ameaçado.

No começo do ano uma nova espécie de abelha também foi encontrada no Distrito Federal. O inseto foi batizado como Ceratina (Ceratinula) fioreseana e foi identificada em uma fazenda em Água Fria de Goiás, no Entorno. A nova espécie é classificada como solitária, caracterizada por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas.

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.