(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
09/04/2021

Nova plataforma auxilia ações de combate aos desmatamentos e incêndios no Tocantins

Por Wanja Nóbrega/ com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O objetivo é gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra em todo o território nacional

As ações de monitoramento para prevenção e combate aos desmatamentos e incêndios florestais no estado do Tocantins passam a contar com mais uma importante ferramenta. O Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciou este ano a utilização da plataforma Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MAPBiomas).

A plataforma MAPBiomas envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, sistema de informações gerenciais e ciências da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine. O objetivo é gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra em todo o território nacional.

De acordo com Renato Pires, gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental e coordenador do Cimdea, neste primeiro momento os técnicos estão selecionando os alertas de desmatamento com áreas superiores a 100 hectares no Tocantins.

O Cimdea realizou validação em campo de laudos da plataforma em algumas regiões do Estado e a precisão in loco é fantástica. Renato Pires explica que o uso da ferramenta, que é gratuita, proporciona maior agilidade na identificação de supressão da cobertura vegetal, melhorando o tempo de resposta e dando mais qualidade às ações de monitoramento e fiscalização.

MapBiomas

A ideia de criação do MapBiomas nasceu durante seminário realizado ainda em 2015, em São Paulo, quando especialistas em sensoriamento remoto e mapeamento de vegetação se reuniram com a proposta de responder se seria possível produzir mapas anuais de cobertura e uso do solo para todo o Brasil, de forma barata, rápida e atualizada, capaz também de recuperar o histórico das últimas décadas.

Os técnicos reunidos chegaram à conclusão que seria possível, desde que houvesse capacidade de processamento sem precedentes e um alto grau de automatização do processo, além da participação de uma comunidade de especialistas em cada bioma e temas transversais.

A partir de então, foi estabelecido um Termo de Cooperação Técnica com o Google, para utilização dos dados do Google Earth Engine. Oficialmente, o projeto teve início em julho de 2015, com um treinamento da equipe do MapBiomas sobre o Google Earth Engine em Mountain View, Califórnia.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.