(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
22/03/2021

Pesquisa revela duas novas espécies de peixes no Tocantins

Por Cleide Veloso/ com edições do Tocantins Rural

As espécies foram atribuídas ao gênero Knodus e as análises que as diferenciaram de outras espécies foram realizadas através de características morfológicas

Duas novas espécies de peixes foram encontradas na bacia do alto rio Tocantins, publicada em artigo científico no periódico científico Neotropical Ichthyology, no início deste mês. A pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá, em toda extensão do alto rio Tocantins.

As espécies reveladas na pesquisa foram atribuídas ao gênero Knodus e as análises que as diferenciaram de outras espécies foram realizadas através de características morfológicas, como o número de cúspides nos dentes, o número de séries de escamas entre a origem da nadadeira dorsal e a linha lateral, o diâmetro da órbita ocular e a altura e profundidade do corpo.

Os pesquisadores batizaram as espécies em homenagem à Fundação Rufford,da Inglaterra, uma importante financiadora de trabalhos de pesquisa e conservação, no mundo todo, e que custeou a execução deste projeto. Além desta espécie Knodus rufford, no trabalho também foi batizada a espécie Knodus obolus, e a escolha do segundo nome é uma referência à bacia do rio das Almas, importante tributário do alto rio Tocantins, onde a espécie foi originalmente conhecida.

“Com as duas novas espécies, o número de peixes endêmicos da bacia do alto rio Tocantins (montante da foz do rio Paranã) sobe para 53 e essa soma atinge 89 espécies endêmicas até a confluência com o rio Araguaia. Além disso, nesse estudo descrevemos um novo método mais informativo e preciso para contagem de vértebras, o que aumenta a eficácia, em comparações de espécies”, destaca Oscar Vitorino, doutor em Limnologia e biólogo do Naturatins.

 

O artigo foi submetido ao periódico Neotropical Ichthyology, no idioma inglês, em outubro de 2020 e publicado no dia 8 de março deste ano. O acesso a versão publicada no repositório da SBI também está disponível para consulta, no item Publicações Acadêmicas do site do Naturatins.

Fonte: Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.