(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
04/09/2020

Projeto Biomas apresenta resultados das pesquisas no Cerrado

da redação

Foram identificadas mais de 50 espécies nativas recomendadas para semeadura direta no Cerrado

Na última quinta-feira (03), foram apresentados em uma live os resultados do projeto Biomas, desenvolvido ao longo de 10 anos no Cerrado. O projeto é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os estudos do projeto tiveram a participação de mais de trezentos pesquisadores que se dedicaram à busca de soluções com árvores nativas e exóticas para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

O encontro online contou com a participação do pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador nacional do Projeto Biomas, Alexandre Uhlmann, do pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro e do produtor rural José Brilhante Neto.

A transmissão ao vivo foi moderada pela coordenadora executiva do projeto Biomas na CNA, Cláudia Mendes.

Somente no bioma Cerrado os pesquisadores identificaram mais de 50 espécies nativas recomendadas para semeadura direta.O pesquisador Alexandre Uhlmann apresentou a trajetória das pesquisas com foco na inserção de árvores nativas no sistema produtivo.

Para o pesquisador da Embrapa Cerrados (DF), José Felipe Ribeiro, coordenador regional do projeto, os resultados foram aplicados como parte do banco de dados das espécies na plataforma WebAmbiente, sistema de informação interativo para auxiliar nas tomadas de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural.

José Felipe reforçou que os resultados já estão sendo replicados no projeto Paisagens Rurais, destacando a importância dessas vitrines já instaladas para a divulgação das técnicas de recomposição de APP e Reserva Legal como Unidade de Referência Técnica para a região e ainda para os Programas de Regularização dos Estados.

No bioma Cerrado, os experimentos foram realizados em uma área de 70 hectares cedida pela Fazenda Entre Rios, localizada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

 

O Projeto Biomas também tem o apoio do Senar, Sebrae, John Deere e do BNDES.

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.