(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
06/04/2021

Projeto busca preservar onça-pintada no Tocantins

Por Lidiane Moreira/com edição do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A inovação é administrada pelo Instituto Natureza do Tocantins

Administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Centro da Fauna (Cefau), localizado em Palmas em uma área de aproximadamente sete hectares, foi criado com objetivo de garantir a proteção da fauna silvestre por meio da operacionalização de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, e de ações socioambientais e educativas para prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.

Para garantir a preservação de espécie onça-pintada (panthera onca), o Cefau realizou o manejo de um animal macho, cuja idade aproximada é de quatro anos. O objetivo do manejo foi a realização de procedimentos para conclusão de tratamento dentário e coleta de material para exame genético, e assim conhecer a genética de animais mantidos em cativeiro para subsidiar decisões em programas de conservação que podem ser de reprodução e pareamentos em casos de necessidade de solturas futuras.

 

Tratamento

A intervenção ambulatorial contou com uma ampla equipe de profissionais: sedação e tratamento odontológico foram realizados pelos médicos veterinários Fernando Silveira e Ana Paula Silveira e pelas odontólogas Vera Faria e Ádylla da Silva Barros. O procedimento contou ainda com a colaboração do professor e médico veterinário André Rondelli, da Universidade Católica (Unicatólica), que realizou a coleta de amostras de sangue com a aluna, orientada por ele no curso de Medicina Veterinária, Amanda Dias.

A coordenação logística e operacional, registro e envio das amostras para a PUCRS, foi feita por uma equipe técnica do Naturatins: Daniel Albernaz (zootecnista), Marco Túlio Filho (médico veterinário) e Ana Beatriz Correa (bióloga).

O médico veterinário Fernando Silveira explica que o animal possuía um desgaste anormal nas presas. “A presa é muito importante na hora de quebrar osso, de comer. Quando está em vida livre, é importantíssimo para caçar e esse desgaste anormal estava fraturando o dente, ia levar a fratura completa das presas do animal, dos caninos”, detalhou.

Conforme explica Fernando, a prevenção realizada na onça-pintada é semelhante ao que se faz no ser humano com uma fratura de dente. A prevenção é um dos motivos para que animais em cativeiro tenham uma sobrevida maior do que em vida livre, de acordo com o médico.

Como o Cefau atua

A atuação do Cefau ocorre em duas frentes, uma por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) e outra por meio do Centro de Interpretação Ambiental (CIAMB). O Cetras tem a finalidade de receber, identificar, triar, recuperar e destinar animais silvestres provenientes de ação de fiscalização, resgate ou de entrega voluntária.

Já o CIAMB tem a finalidade de implantar e apoiar programas, projetos, ações e campanhas educativas de proteção à fauna, de sensibilização e interações práticas com a natureza, focadas preferencialmente às espécies: endêmicas, prioritárias, chaves, migratórias, em desequilíbrio populacional, sob pressão de caça e pesca, causadoras de impactos econômicos, de interesse comercial e de ocorrência em Unidades de Conservação (UCs).

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.