21/07/2021 - Atualizado em 21/07/2021

Saiba como combater o fungo Fumagina

Por João Pedro M. Leal/ com edição do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Tratar diretamente o fungo não é a melhor decisão a ser tomada. Afinal, estará tratando um dos “sintomas” e não o problema em si, que é o inseto

Frequentemente as plantas são atacadas por fungos, porém alguns fungos só aparecem em decorrência de outros fatores, como, por exemplo, ataque de pulgões e cochonilhas. São eles os verdadeiros responsáveis por alguns dos problemas que suas plantas costumam ter com fungos.

Tratar diretamente o fungo não é a melhor decisão a ser tomada. Afinal, estará tratando um dos “sintomas” e não o problema em si, que é o inseto.

A verdadeira causa

Segundo a própria EMBRAPA, o fungo Capnodium sp., vulgarmente conhecido como fumagina, acaba formando uma camada de massa preta de esporos sobre as folhas. Isso impede a fotossíntese, prejudicando assim o metabolismo das folhas e consequentemente o desenvolvimento das plantas. Em vez de ser nociva a espécies específicas, a Fumagina é uma espécie que pode atacar todo e qualquer tipo de planta. E as folhas não são as únicas afetadas, os frutos também podem ser vítimas da ação do Fumagina.

Diferente do que muitos pensam, a Fumagina não ataca a planta de forma direta, mas sua ação pode comprometer ela seriamente. A camada que ele forma na planta prejudica a recepção de luz solar, e consequentemente o processo de fotossíntese. Com isso, as plantas do seu jardim terão problemas de crescimento de desenvolvimento.

Os problemas causados pela Fumagina

O caso é que a fumagina só se desenvolve em decorrência das secreções excretadas pelos pulgões e cochonilhas, que possuem um teor açucarado causado pela seiva da planta sugada durante sua alimentação.

O fungo em si não ataca diretamente a planta, porém recobre suas folhas impedindo a absorção de luz. Logo, sua planta não conseguirá se desenvolver corretamente, podendo até morrer em decorrência desse problema.

O que deve ser feito?

Antes de aplicar qualquer fungicida, precisamos efetuar o controle dos insetos, aplicando um inseticida. E após 3 dias, efetuar aplicação do fungicida. Com estes tratamentos, será possível controlar tanto o inseto quanto o fungo.

Nunca se deve aplicar ambos produtos juntos, o recomendado é que você espere alguns dias entre as aplicações. Aplicar os dois produtos ao mesmo tempo pode trazer complicações sérias para suas plantas. No fim, ao tentar resolver o problema desta maneira, você estará apenas causando ainda mais problemas ao seu jardim. Portanto, seja paciente e saiba esperar os dias necessários entre uma aplicação e outra.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.