(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
21/12/2020

Tartarugas albinas raras nascem no projeto Quelônios, no Tocantins

Por Ana Paula Rehbein e Fernando Ozzie/ com edições do Tocantins Rural

O projeto espera o nascimento de até 100 mil tartarugas em todo o rio na região do Tocantins

O projeto de conservação Quelônios, que cuida da preservação das tartarugas-da-Amazônia no rio Araguaia, registrou um fenômeno raro neste ano. Os ovos que começaram a eclodir em vários pontos do rio vieram com vários filhotes albinos. Os animais, completamente brancos, chamam a atenção em meios às areias na margem dos rios.

Os biólogos estimam que apenas um a cada dois milhões de filhotes de tartaruga nasce albino. Este ano, o projeto Quelônios espera o nascimento de até 100 mil tartarugas em todo o rio na região do Tocantins. Atualmente 1.654 ninhos são monitorados pelos agentes, mas a projeção indica que há pelo menos outros 500 que ainda não foram identificados.

É de barco que os agentes chegam até as regiões onde as tartarugas se reproduzem. O rio faz a divisa do Tocantins com o Pará. A região é monitorada por meses antes dos ovos começarem a abrir.

Este ano, o projeto teve um desafio extra para se manter, já que a vinda de voluntários de outras partes do país, comum em anos anteriores, não foi possível. Mesmo assim, o número de novas tartarugas deve ser recorde.

Sobre os filhotes albinos, uma preocupação é que eles têm chances de sobrevivência na natureza reduzidos. O casco branco acaba refletindo a luz e chamando a atenção de predadores.

Outro desafio do projeto é que este ano as tartarugas adultas migraram por causa de queimadas entre setembro e outubro e colocaram os ovos em novas praias. Como a areia do local é mais fina, os ninhos acabaram sendo um pouco mais profundos que o normal, o que pode dificultar a saída dos filhotes para o rio.

Fonte: G1

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.