20/07/2021 - Atualizado em 20/07/2021

Tocantins deve ser o único estado do Matopiba com queda na produção de soja, diz IBGE

da redação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Instituto estima queda de 6,3% na produção desta safra no estado. Também é esperada redução na produção do milho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma estimativa da produção brasileira na safra 2020/2021 e informou que o Tocantins deve apresentar queda no volume de soja colhida nos próximos meses. O produto é a commodity mais importante do estado e o principal grão vendido pelos agricultores tocantinenses no exterior.

De acordo com o IBGE, a queda para esta safra deve ser de 6,3% em relação à anterior. Mesmo assim, a nível nacional a expectativa é de safra recorde, com mais de 133 milhões de toneladas. O Tocantins deve ser o único estado da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a sofrer redução da produção.

Também é esperada uma queda na produção de milho, mas menor, em no máximo 5%. A redução se aplica tanto para o milho 1ª como o 2ª safra. O IBGE aponta os fatores climáticos como os principais entraves para a produção desta safra.

O problema vem sendo apontado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) há meses. O final da colheita da última safra, em janeiro, já tinha sido prejudicado pelo excesso de chuvas concentradas em pouco tempo, que umedeceu os grãos. A situação levou o município de Porto Nacional, por exemplo, a decretar emergência climática para poder socorrer os produtores.

O levantamento de safras do IBGE é realizado mensalmente, com as projeções sendo atualizadas conforme a safra vai evoluindo. O próximo boletim está previsto para o começo de agosto.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.