18/06/2021

Tocantins é destaque na inscrição de propriedades no Cadastro Ambiental Rural

Por Camila Mitye/com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais

Com cerca de 85% de área cadastrada, o Estado do Tocantins é um exemplo nacional no que diz respeito à inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este foi um dos principais pontos destacados no painel sobre a atual situação do CAR no Tocantins, na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, nesta quinta-feira, 17, capitaneado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

“O CAR é um instrumento muito importante para a preservação das nossas nascentes e nossas Áreas de Preservação Permanente [APP’s], afinal, o mundo nos cobra isso, a sustentabilidade. Mas nós queremos também a manutenção do nosso clima, tão importante também para a agricultura”, pontuou a secretária da Semarh, Miyuki Hyashida.

Transmitido ao vivo pela plataforma da Agrotins 2021, o painel apresentou a situação do CAR no Tocantins, que totaliza mais de 80 mil imóveis rurais inscritos. A diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos apresentou os dados do CAR no Estado, cuja responsabilidade pelo cadastramento é da Semarh.

“Nós investimos R$ 33 milhões, oriundos de doação do governo da Noruega, por meio do Fundo Amazônia, na aquisição de imagens de satélite, sistemas de informação, capacitação da equipe e compra de equipamentos, além de recursos via PDRIS (Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável) para melhorias no SIGCAR (Sistema de Informação para Gestão do CAR) e armazenamento dos dados em nuvem.
Os acordos de cooperação técnica para acesso às imagens Planet, com a Polícia Federal, e com a Alemanha para serviços de inteligência, também contribuem principalmente para a análise dos cadastros”, disse.

A validação dos cadastros foi considerada pela diretora como um desafio para o Tocantins e todos os estados da federação. Ela defendeu a necessidade de se ampliar a capacidade institucional para a análise do CAR, além da definição de critérios e mecanismos de transparência.

Presente no painel, a superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Tocantins, Eleusa Gutemberg, explanou sobre a realização da inscrição no CAR em blocos dos assentamentos no Estado, destacando a importância de individualizar esses cadastros. “O Módulo de Individualização do CAR, já está em fase de testes em Brasília, e queremos que o Tocantins seja o primeiro estado a experimentá-lo já que, em parceria com a Semarh, já foram realizadas mais de quatro mil individualizações de proprietários rurais assentados aqui e esses documentos precisam ser ineridos no sistema para que eles tenham acesso a linhas de crédito, por exemplo”, salientou.

CAR

O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. Por ser uma base de dados estratégica, o CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

É um documento que possui finalidade estratégica para o produtor rural. O fortalecimento e a intensificação das ações produtivas e ambientais, por meio da integração de dados da propriedade, permitem desenvolvimento agropecuário de forma sustentável.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.