(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
01/03/2021

Tocantins recebe autorização para habilitação de agroindústrias ao e-Sisbi

Por Welcton de Oliveira/ com edições do Tocantins Rural

O Estado aderiu ao programa em junho de 2018

O Tocantins recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorização para habilitar agroindústrias por meio eletrônico no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (e-Sisbi). O Estado havia feito o pleito junto ao Mapa no ano passado. A partir de agora as empresas interessadas em fazer a adesão ao Sisbi poderão fazer todo o processo direto na Adapec.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha explica que antes desta decisão as empresas que faziam opção por adesão ao Sisbi, davam entrada na documentação na Agência, depois era encaminhado para a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e o lançamento final era feito pelo Mapa.

O Tocantins conta atualmente com sete empresas habilitadas no Sisbi e outras duas estão em processo final de adesão. Daquelas habilitadas, são três laticínios, três entrepostos cárneos e um frigorífico.

Sisbi

O Tocantins aderiu ao Sisbi, em junho de 2018, com isso, passou a ter equivalência federal no serviço de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados) e, consequentemente as empresas que aderirem pode expandir a comercialização de seus produtos em todo território nacional.

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fonte: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.