quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026.
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • VÍDEOS
  • ARTIGOS
  • CONTATO
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Instalação de Plugin : Ícone do carrinho precisa WooCommerce plugin para ser instalado.
  • Login
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
Sem resultados
Ver todos resultados
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Inovação

Óleo de planta do Cerrado mostra alta eficácia contra fungos e bactérias em frutas

por Yuri Felipe Sousa - Jornalista
em: 18/02/2026 10:07
Cat.: Inovação
A A
Óleo de planta do Cerrado mostra alta eficácia contra fungos e bactérias em frutas

(Foto: Clarice Rocha).

CompartilharCompartilhar

A domesticação e o uso produtivo da Lippia grata Schauer (Verbenaceae), espécie aromática nativa da Caatinga conhecida como alecrim-do-mato, têm avançado com estudos da Embrapa Semiárido (PE).

As pesquisas estruturam a base tecnológica para o cultivo comercial da planta, com definição de protocolos de produção de mudas e extração de óleo essencial, além da avaliação de aplicações agrícolas e industriais.

LEIA TAMBÉM

Barragem Taboca I chega a 90% de execução e deve ser entregue em abril no Projeto Rio Formoso

Novo painel do Zarc torna mais simples a consulta ao risco climático

Para os cientistas envolvidos no trabalho, os resultados ampliam as perspectivas para a bioeconomia, a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

Os trabalhos com o alecrim-do-mato tiveram início em 2009, a partir de um amplo levantamento de plantas aromáticas produtoras de óleos essenciais nos estados de Pernambuco e Bahia. Ao todo, cerca de 25 espécies foram identificadas, muitas delas já utilizadas tradicionalmente por comunidades do Vale do São Francisco.

Após análises químicas e ensaios biológicos, a Lippia grata se destacou pelo elevado valor químico e pela forte ação antifúngica e antibacteriana frente a patógenos de importância agrícola. “Desde os primeiros levantamentos, o alecrim-do-mato apresentou um potencial muito superior ao das demais espécies avaliadas”, lembra a pesquisadora Ana Valéria Vieira
de Souza, da Embrapa Semiárido.

Segundo ela, os resultados abriram caminho para três frentes principais de pesquisa:

  • Domesticação da planta, com definição de protocolos de produção e extração do óleo essencial;
  • Avaliação de aplicações agrícolas e industriais; e
  • Desenvolvimento de formulações para diferentes usos.

Aplicações agrícolas

Em outra frente de pesquisa, ensaios laboratoriais e em campo confirmaram a forte ação antifúngica e antibacteriana do óleo essencial da Lippia grata contra patógenos que afetam culturas estratégicas da região, como manga e uva.

Os testes demonstraram eficiência na inibição dos fungos como Lasiodiplodia, Aspergillus,
Alternaria e Cladosporium. “Testamos quebra-faca, marmeleiro e outras espécies. O alecrim do-mato foi disparadamente a espécie aromática mais eficiente”, relata o pesquisador Pedro Martins, da Embrapa Semiárido.

Ele explica que, mesmo sem contato direto com o óleo, experimentos mostraram que houve a paralisação do crescimento de determinados fungos. “Esse comportamento é especialmente útil para a pós-colheita da uva, que não pode receber tratamentos que umedeçam os cachos. É sem dúvidas uma espécie que tem um potencial fantástico para ser usada como base para novos bioinsumos agrícolas”, ressalta Martins.

Com os resultados positivos, a pesquisa avança para o desenvolvimento de formulações e nanoformulações que tornem o óleo mais estável, seguro e eficiente no campo, superando desafios como volatilidade, degradação pela luz e baixa solubilidade.

Estudos conduzidos pelo pesquisador Douglas Britto avaliam, por exemplo, o uso do composto em revestimentos pós-colheita para prolongar a vida útil da manga. “Essas tecnologias são essenciais para transformar o óleo em um bioinsumo seguro, aplicável a diferentes culturas e ação antifúngica prolongada”, detalha o pesquisador.

Bioeconomia e sistemas agroecológicos

Além da aplicação agrícola, o alecrim-do-mato também desperta interesse da indústria de cosméticos e fragrâncias. Desde 2022, a Embrapa Semiárido mantém uma parceria com a empresa Bio Assets, no âmbito de um projeto de inovação aberta voltado ao desenvolvimento de produtos comerciais a partir de ativos naturais da Caatinga e do Cerrado.

Para consolidar essas cadeias produtivas, a Embrapa trabalha agora na transição do cultivo para sistemas agroecológicos, com a implantação das tecnologias em propriedades familiares. “A próxima etapa é levar o cultivo para parceiros, integrando desde o início os princípios da agroecologia e da bioeconomia”, afirma Ana Valéria.

Segundo a pesquisadora, “o alecrim-do-mato é um dos exemplos mais fortes de como a biodiversidade da Caatinga pode impulsionar inovação, renda e inclusão socio-produtiva. As perspectivas são excelentes, e seguimos trabalhando para ampliar suas aplicações e consolidar essa nova cadeia de valor”, afirma.

Produção de mudas e cultivo

Cultivo de lippia grata- alecrim-do-mato
Foto: Clarice Rocha

Os estudos mostraram que o alecrim-do-mato não se propaga por sementes, o que exigiu o desenvolvimento de um protocolo específico de produção de mudas por propagação vegetativa. Os experimentos indicaram facilidade de enraizamento, sem necessidade de uso de substâncias estimulantes, tornando o processo viável para produção em escala.

Para a formação das mudas, recomenda-se a coleta de ramos medianos das plantas matrizes, retirados entre 50 e 60 centímetros do solo. Entre os substratos testados, a vermiculita expandida, produto mineral com grande capacidade de reter água, apresentou melhor desempenho.

Outro foco da pesquisa foi a obtenção de um óleo essencial de alta qualidade, o que envolve cuidados nas etapas de colheita, secagem, extração e armazenamento das folhas para garantir um rendimento compatível com a exploração comercial.

Em condições semiáridas, a colheita do alecrim-do-mato pode ser realizada ao longo de todo o ano. Após a retirada, as folhas devem ser secas à sombra, evitando a exposição direta ao sol, que compromete a qualidade do óleo. Estudos indicam que o uso de folhas secas proporciona melhor rendimento, com produção entre 3 e 5 mililitros de óleo essencial a cada 100 gramas de folhas secas, índice considerado elevado.

Devido à alta volatilidade do produto, a destilação é o método mais indicado para a extração, preservando suas propriedades químicas e biológicas. O armazenamento deve ser feito em frascos âmbar ou protegidos da luz, em temperaturas inferiores a 15°C.

Quimiotipo diferenciado

Seleção de estacas para propagação da lippia grata - Foto Clarice Rocha (1)
Seleção de estacas para propagação da lippia grata. Foto: Clarice Rocha

O alecrim-do-mato coletado no Vale do São Francisco também apresenta um quimiotipo diferenciado, distinto dos registrados em outras localidades do Semiárido. Essa característica foi identificada por pesquisadores da Embrapa e parceiros industriais.

O quimiotipo corresponde à “identidade química” de uma planta, indicando quais moléculas são predominantes em sua composição. Mesmo dentro da mesma espécie, diferentes populações podem apresentar perfis químicos variados, resultando em características e potenciais diferenciados.

“Os parceiros que analisaram o óleo essencial ficaram impressionados e apontaram um potencial realmente único do nosso alecrim-do-mato”, diz Ana Valéria. “O quimiotipo local mostrou uma composição mais potente, o que expande as possibilidades industriais e agrega valor ao produto final”.

Conheça o alecrim-do-mato

Espécie nativa da Caatinga, o alecrim-do-mato está amplamente distribuído no bioma e ocorre em todos os estados do Nordeste, com exceção de Alagoas.

A planta apresenta propriedades terapêuticas e antimicrobianas reconhecidas, além de características favoráveis ao cultivo, como alta adaptação ao Semiárido, baixa demanda hídrica e possibilidade de plantio consorciado com outras espécies.

Por Canal Rural.

Tags: AgriculturaAgronegóciobactériascerradofungosÓleo de planta do Cerrado
Anterior

Barragem Taboca I chega a 90% de execução e deve ser entregue em abril no Projeto Rio Formoso

Próximo

Equador autoriza importação de novos produtos bovinos e avícolas do Brasil

Yuri Felipe Sousa - Jornalista

OUTRAS MATÉRIAS

Barragem Taboca I chega a 90% de execução e deve ser entregue em abril no Projeto Rio Formoso
Inovação

Barragem Taboca I chega a 90% de execução e deve ser entregue em abril no Projeto Rio Formoso

18/02/2026
Novo painel do Zarc torna mais simples a consulta ao risco climático
Inovação

Novo painel do Zarc torna mais simples a consulta ao risco climático

09/02/2026
Expedição técnica da Esalq/USP, que roda o Brasil, conhece potencial produtivo de Pedro Afonso
Inovação

Expedição técnica da Esalq/USP, que roda o Brasil, conhece potencial produtivo de Pedro Afonso

21/01/2026
Embrapa identifica gene que coloca plantas em “estado de alerta” e amplia resistência a doenças e seca
Inovação

Embrapa identifica gene que coloca plantas em “estado de alerta” e amplia resistência a doenças e seca

20/01/2026
Embrapa promove curso para elevar padrão tecnológico da produção de sementes de soja
Inovação

Embrapa promove curso para elevar padrão tecnológico da produção de sementes de soja

20/01/2026
Prorrogadas as inscrições para programas de Incubação e Aceleração de empresas da Fapto, com premiação de até R$ 22,5 mil
Inovação

Prorrogadas as inscrições para programas de Incubação e Aceleração de empresas da Fapto, com premiação de até R$ 22,5 mil

16/01/2026
Próximo
Equador autoriza importação de novos produtos bovinos e avícolas do Brasil

Equador autoriza importação de novos produtos bovinos e avícolas do Brasil

ADAT convoca empresas tocantinenses a participarem do Ranking ABAD NielsenIQ 2026

ADAT convoca empresas tocantinenses a participarem do Ranking ABAD NielsenIQ 2026

Descoberta a planta de cobertura que aumenta a produtividade da soja em 17%

Produtor rural pessoa física passará a ter inscrição no CNPJ para integrar o novo modelo de tributação

+ LIDAS

Confira a programação da Expoara 2024

Confira a programação da Expoara 2024

23/06/2025
Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

24/10/2025
Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2026

Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2026

03/02/2026
Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

23/06/2025
Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

23/06/2025

LEIA TAMBÉM

Setor cafeeiro pede superação de impasse com os EUA: “Passou da hora de virar a página”, afirma diretor do Cecafé

Setor cafeeiro pede superação de impasse com os EUA: “Passou da hora de virar a página”, afirma diretor do Cecafé

13/11/2025
Catrapovos: Mesa de Diálogos discute Alimentação Escolar em Caseara-TO

Catrapovos: Mesa de Diálogos discute Alimentação Escolar em Caseara-TO

23/06/2025
Produção de peixes em Rio Sono é fortalecida com visita técnica em piscicultura

Produção de peixes em Rio Sono é fortalecida com visita técnica em piscicultura

26/09/2025
Adapec orienta produtores rurais realizarem o recadastramento da ferramenta Produtor On-line durante a campanha de declaração do rebanho

Adapec orienta produtores rurais realizarem o recadastramento da ferramenta Produtor On-line durante a campanha de declaração do rebanho

23/06/2025

SOBRE

Tocantins Rural
Tocantins Rural

O objetivo desse site é fazer com que o produtor, o lojista, o pesquisador e o investidor fiquem bem informados sobre o que acontece no Tocantins quando o assunto é agronegócio e agricultura familiar.

EDITORIAS

  • Agricultura
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Estadual
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Nacional
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Política

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Acervo
  • Média Kit
  • Contato

ATENDIMENTO

Segu-Sex: 08h-18h
(63) 98447-6190
[email protected]

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Artigos
  • Destaques
  • Inovação
  • Estadual
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Nacional
  • Vídeos

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.