O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Secretaria de Meio Ambiente de Araguanã, na região norte do Tocantins, concluiu nessa segunda-feira, 1° de julho, a fiscalização conjunta nas ilhas e nas praias do município.
Nessa ação, iniciada em 24 de junho, os fiscais do Naturatins orientaram e fiscalizaram questões relacionadas à preservação do meio ambiente, à construção de acampamentos e ao destino final do material utilizado na estrutura desses acampamentos ao término da temporada.
Durante as visitas e a inspeção nos acampamentos, os fiscais do Naturatins orientaram os ocupantes sobre a importância da preservação ambiental e das práticas sustentáveis. Na fiscalização das construções, verificaram a conformidade das estruturas dos acampamentos temporários com as normas ambientais e de uso do solo, garantindo o destino adequado dos materiais utilizados para evitar a poluição e a degradação ambiental.
Na região sul e sudeste do Tocantins, as autoridades focaram em orientar, educar e conscientizar empreendimentos turísticos, acampamentos recreativos e turistas nas praias de Formoso do Araguaia e São Salvador quanto à preservação ambiental.
Em Porto Nacional, na sexta-feira, 28 de junho, ocorreu uma reunião na Colônia de Pescadores Z4 com pescadores profissionais sobre a Portaria Conjunta nº 01/2023, que proíbe a pesca profissional no Lago da UHE Lajeado nos trechos próximos à foz de cursos hídricos nos municípios de Palmas e Porto Nacional.
O gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destaca que a missão do instituto é prevenir danos à natureza e coibir infrações ambientais, protegendo as espécies e defendendo o meio ambiente.
Por Secom/TO.