A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – FAET vai auxiliar os produtores rurais a regularizarem as propriedades rurais onde ocorreram desmatamentos que são alvo de questionamento dos órgãos ambientais.
“Queremos que o produtor rural tenha a oportunidade de apresentar a sua documentação e evitar qualquer tipo de punição que prejudique sua atividade rural”, destacou Paulo Carneiro, presidente do sistema FAET/Senar.
O presidente e a assessoria técnica da Federação se reuniram com o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lélis, que informou na reunião que a pasta foi notificada pelo Ministério do Meio Ambiente por identificar 6 mil alertas de desmatamento no Tocantins.
Conforme a Semarh, o Naturatins já avaliou os dados e em levantamento constatou que vários alertas ocorreram mais de uma vez numa mesma propriedade e que, por isso, o número de fazendas no estado com desmatamentos caiu para cerca de 3 mil.
O objetivo da reunião foi discutir uma forma da FAET mobilizar os proprietários rurais de áreas que receberão notificação por meio do Diário Oficial do Estado, em decorrência de registro de desmatamentos recentes. A entidade buscou entendimentos para garantir o direito dos produtores a se regularizarem, apresentando documentação que evite qualquer tipo de penalidade.
Por Renata Santana/Ascom Faet Senar.