O Parque Estadual do Lajeado está aberto para receber visitas em grupo ou individuais. No local é possível fazer trilhas sem necessidade de guia e desfrutar da paisagem natural sem pagar taxas.
O parque está inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA) a 30 km da capital e é uma das quatro unidades de conservação de proteção integral do Tocantins.
Duas trilhas de fácil acesso, com 2 km e 4 km de extensão, estão disponíveis. As visitas podem ser realizadas todos os dias da semana, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento para visitas individuais.
Para grupos maiores é necessário entrar em contato com a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Segundo o Naturatins, o local está passando por ações de revitalização na estrutura para receber os visitantes. As mudanças incluem adequações nas cercas, construção de praças de descanso ao longo das trilhas, instalação de sinalização e câmeras de monitoramento, além da abertura de duas novas trilhas autoguiadas.
Guardas-parques instalam câmeras de monitoramento no Parque Estadual do Lajeado — Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Outras atrações serão ofertadas ao público após o fim das obras. Entre elas, mirantes, sítios arqueológicos, cavernas e corpos hídricos.
Dentro do Parque há mais de 30 nascentes de água cristalina catalogadas, de acordo com o governo do Tocantins. O espaço tem 10 mil hectares de área e abriga espécies de plantas dos ecossistemas da Serra do Lajeado, além de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Por Brenda Santos, g1 Tocantins.