A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está trazendo chuvas irregulares e volumosas para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, afetando diretamente o plantio da soja e do milho nessas regiões. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, as chuvas devem se concentrar na faixa que abrange o norte de Minas Gerais, sul da Bahia, Espírito Santo, norte de Goiás, Tocantins, além do sul do Maranhão, sul do Piauí, nordeste do Mato Grosso e sudeste do Pará.
Embora as precipitações possam ultrapassar os 60 mm em algumas áreas, a irregularidade no volume e na distribuição preocupa os produtores, que já enfrentaram dificuldades no início da safra de soja devido ao clima seco. “Essas chuvas são essenciais para a recuperação da umidade no solo, mas a alta irregularidade ainda apresenta um desafio para o andamento do plantio”, destacou Rodrigues.
As previsões indicam que, além das chuvas, a atmosfera está propícia para temporais localizados com risco de vendavais, trovoadas e até granizo, especialmente nas áreas do leste de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
A expectativa é de que esse padrão climático permaneça por alguns dias, beneficiando a reposição de umidade no solo, mas também desacelerando o avanço do plantio, o que pode influenciar no calendário agrícola das culturas.
Por Aline Merladete/AgroLink.