A Polícia Civil do Tocantins abriu investigação para apurar um caso de maus-tratos contra uma arraia, registrado em vídeo na Praia do Prata, em Palmas. As imagens circularam nas redes sociais no fim de semana e mostram um homem utilizando uma lança para espetar o animal, carregando-o por vários metros até as lixeiras da praia, enquanto ela tenta se defender com o ferrão.
INVESTIGAÇÃO ABERTA
A Secretaria de Segurança Pública informou que a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG – Palmas) registrou a ocorrência e já iniciou diligências para identificar o autor da agressão.
ANIMAL SILVESTRE PROTEGIDO
As arraias de água doce são comuns nos rios do Tocantins, especialmente durante o período de seca, quando a água fica mais rasa. Elas utilizam o ferrão apenas como defesa, podendo causar ferimentos graves.
Segundo o advogado Marcelo Dealtry, o ato configura pelo menos dois crimes ambientais: retirada indevida de animal silvestre e maus-tratos, ambos previstos na Lei Federal nº 9.605/1998.
ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO
A Guarda Metropolitana de Palmas não foi acionada, mas reforçou que a população nunca deve tentar capturar ou ferir animais silvestres. O correto é acionar a GMP pelo telefone 153 para que profissionais capacitados façam a remoção.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também afirmou que vai apurar o caso. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo 0800 063 1155 ou via Linha Verde Zap, no (63) 99106-7787.
Com informações da SSP/TO.