A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), beneficiou, nessa quarta-feira, 7, 34 produtores da agricultura familiar com sementes de grãos e hortaliças do programa Mesa Farta. A entrega ocorreu na Associação Bom Sucesso, no município de Porto Nacional. O programa tem como objetivo fortalecer as comunidades rurais, contribuindo para a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida no campo.
No assentamento, foram entregues 300 kg de sementes de milho, 300 kg de feijão, 120 kg de arroz e 35 kits de hortaliças (verduras e folhosas).
Ao realizar a entrega das sementes, a secretária-executiva da Seagro, Lilian Martins, destacou a importância do Mesa Farta. “Esta é mais uma ação do programa estadual idealizado pelo Governo do Tocantins, que tem como objetivo garantir a segurança alimentar, ampliar a produção e oferecer uma alternativa de geração de renda para os agricultores familiares”, ressaltou.
A presidente da Associação Bom Sucesso, Maria Júlia de Sousa, enfatizou os benefícios das sementes para a comunidade. “Receber essas sementes é muito importante para nós, pois garante uma alimentação mais saudável às famílias e possibilita a comercialização do excedente, gerando renda aos agricultores”, explicou.
O vice-presidente da associação, Bruno Teodoro, ressaltou que a iniciativa contribuirá para ampliar a produção local. “Temos uma área total de 680 hectares de terras aptas para o plantio e essas sementes irão fortalecer ainda mais a nossa produção agrícola. Em março, iniciaremos o projeto de hortaliças, o que possibilita mais alimento e geração de renda”, detalhou.
Mesa Farta
O programa Mesa Farta é uma iniciativa do Governo do Tocantins voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à ampliação da segurança alimentar no estado. Coordenado pela Seagro, oferece apoio direto aos pequenos produtores por meio da distribuição de insumos, especialmente kits de sementes de grãos e hortaliças, como milho, feijão, arroz e variedades de verduras.
O objetivo é garantir condições para que os agricultores ampliem suas áreas de cultivo, diversifiquem a produção e adotem práticas produtivas mais eficientes ao longo do ano. Dessa forma, o programa atua em dois eixos fundamentais: a geração de renda no campo e o abastecimento alimentar das famílias e comunidades rurais.
Presidente da Associação, Maria Júlia de Sousa, destacou que as sementes vão possibilitar alimentação mais saudável – João Henrique Lima/Governo do Tocantins
Vice-presidente da associação, Bruno Teodoro, destacou que a iniciativa contribuirá para ampliar a produção local – João Henrique Lima/Governo do Tocantins
Por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins.


















