Aproximadamente 300 familias serão atendidas com serviços de gradagem e orientação técnica; reunião para cadastramento ocorreu nesta terça, 14
Aproximadamente 30 pequenos produtores rurais se reuniram na tarde dessa terça-feira, 14, na sede da Associação Pró- Taquari II, para se cadastrarem no Projeto Produtivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior. O projeto atenderá produtores da região do Taquari, da Vila Agrotins e do Ribeirão Taquaruçu.
Após o cadastramento os produtores serão atendidos com serviços de gradagem e orientação técnica para que possam realizar o plantio de diversas culturas da região, como milho, mandioca, feijão, aproveitando o limite da janela de plantio do setor. A janela refere-se ao período de tempo em que as condições climáticas e do solo são adequadas para a plantação e o desenvolvimento das culturas.
A produtora rural, Marly Rosa Sousa Lucio, foi uma das primeiras a preencher o cadastro do Projeto Produtivo e estava ansiosa para começar sua lavoura. “Esse projeto é muito bom, pois se formos pagar a hora de trator particular, fica muito caro e com essa ajuda vou poder fazer o meu plantio de milho e feijão”, disse.
A presidente da Associação Pró-Taquari II, Maria de Lourdes Pereira da Silva, elogiou a iniciativa da gestão em atender a demanda dos produtores em tempo hábil. “Serão mais de trezentas famílias atendidas que estão aguardando para fazer o plantio de suas culturas”, disse.
Maquinários
Em sua fala, o secretário da pasta, Major Negreiros, disse que a meta é atender a todos os produtores, ainda dentro da janela de plantio, com o fornecimento de dez tratores que vão atuar em três frentes de serviços. Negreiros destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor produtivo, com investimentos em mecanização agrícola, assistência técnica e serviços de extensão rural. “A nossa expectativa é atender cerca de mil produtores com diversos projetos, a exemplo do projeto bacia leiteira, fornecimento de calcário, piscicultura, horticultura, manutenção de estradas vicinais, melhoramento genético, programa de aquisição de alimentos, dentre outros”, disse.
Por Márcio Greick/Secom Palmas.