O dono de uma área rural foi autuado por desmatar quase 100 hectares de uma área de Reserva Legal em Palmeiras, região norte do estado. Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), ele foi multado em R$ 500 mil por crime ambiental. O nome dele não foi divulgado.
A operação Protetor dos Biomas ocorreu nesta quarta-feira (15), após uma análise de imagens de satélite identificar um desmatamento recente na área. No local, os agentes confirmaram 99,03 hectares de mata destruídos, sem autorização.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/s/6AAN5pR3CyW4XJhukoUA/image.png)
Ação da Operação Protetor dos Biomas, em Palmeiras do Tocantins — Foto: Ascom BPMA/Divulgação
Conforme a PM, foi feito um auto de infração ambiental e a área foi embargada. O proprietário da área mora na cidade de São Paulo (SP) e, por isso, não assinou os termos no momento da operação.
Ainda segundo a polícia, os procedimentos ainda serão encaminhados para garantir o cumprimento dos trâmites legais.
“O uso de imagens de satélite permite que nossas equipes do BPMA atuem de forma precisa e cirúrgica, identificando grandes desmatamentos e garantindo que os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei. Nossa mensagem é clara: não haverá tolerância com a degradação do nosso meio ambiente”, afirmou comandante-geral da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
Por G1 Tocantins.