Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram, na manhã desta terça-feira (2), uma mobilização em Palmas para reforçar a cobrança pela implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O ato começou em frente ao Palácio Araguaia e seguiu até a Assembleia Legislativa, onde os trabalhadores buscaram apoio de parlamentares para acelerar a análise da proposta que está sob avaliação do Governo do Estado.
A categoria, composta por fiscais ambientais, inspetores de recursos naturais e guardas-parque, destacou que as carreiras finalísticas do órgão exercem papel estratégico para o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Os profissionais são responsáveis pela emissão e fiscalização de licenças ambientais, monitoramento de unidades de conservação, vigilância de áreas protegidas e análise de processos ligados à regularidade ambiental — atividades que impactam diretamente o agronegócio e a segurança jurídica de empreendimentos.
Durante a caminhada até o Legislativo, os servidores foram recebidos pelo deputado estadual Júnior Geo. Em seguida, o grupo esteve no gabinete do deputado Gutierrez Torquato (PDT), sobrinho do governador Laurez Moreira (PSD), onde dialogaram com o chefe de gabinete e apresentaram os principais pontos da pauta. A categoria enfatizou a urgência na revisão do PCCR, cuja lei atual está em vigor desde 2013.
“Valorização é respeito ao meio ambiente”, dizem servidores
Para o servidor Alessandro Vieira Machado Costa, a atualização imediata do plano é fundamental para garantir condições adequadas de trabalho e fortalecer a atuação técnica do Naturatins.“Estamos aqui para reafirmar a importância do nosso trabalho e a necessidade de valorização da carreira ambiental no Tocantins. Todos os dias garantimos que o desenvolvimento do estado aconteça de forma sustentável. O PCCR não é apenas uma reivindicação salarial; é uma ferramenta essencial para fortalecer o Naturatins e assegurar um serviço público mais eficiente”, afirmou.
PCCR foi construído em grupos de trabalho e aguarda análise do Executivo
A minuta do novo PCCR foi discutida e elaborada ao longo de 2024 e 2025 em grupos de trabalho que envolveram técnicos do Naturatins e representantes do Governo. A proposta final já foi encaminhada ao Executivo, onde permanece em análise.
Os servidores afirmam que o plano corrige distorções salariais, moderniza as carreiras e cria bases legais para futuros concursos públicos, ajustando atribuições às demandas atuais de fiscalização e gestão ambiental.
Categoria pede envio urgente do projeto à Assembleia
A principal cobrança do movimento é para que o Governo finalize a análise e envie imediatamente o projeto de lei à Assembleia Legislativa. De acordo com os manifestantes, a estrutura atual do órgão não acompanha o aumento do volume e da complexidade das atividades desempenhadas pela equipe técnica.
A mobilização, segundo os servidores, continuará até que o PCCR avance nas etapas necessárias para aprovação.

PCCR é essencial para modernizar as funções técnicas do Naturatins. / Foto: Divulgação

Representantes do Naturatins reunidos com o deputado Júnior Geo / Foto: Divulgação
Por AF Notícias.

















