Por Brenda Santos, g1 Tocantins
Um raio matou 14 touros durante uma tempestade no sul Tocantins. Os animais estavam abrigados embaixo de uma árvore, em uma fazenda e não resistiram à descarga elétrica. O Tocantins já registrou mais 60 mil cargas elétricas nesta quarta-feira (17).
O raio atingiu a zona rural entre os municípios de Alvorada e Figueirópolis. De acordo com o proprietário, 14 touros foram atingidos. O prejuízo com a perda dos animais chega a mais de R$ 200 mil. Casos como este vem assustando os criadores de rebanho bovino do estado, esta é a terceira ocorrência do tipo em menos de um mês.
14 touros morrem após raio atingir fazenda. — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera
Prejuízos
Na semana passada um caso semelhante foi registrado em Taipas, sudoeste do estado, e pelo menos 11 vacas que também estavam embaixo de uma árvore morreram. Nas duas ocasiões nenhuma pessoa se feriu.
Depois de uma estiagem prolongada, o começo de 2024 tem sido marcado por tempestade em várias regiões. Há menos de um mês mais de 40 bois também morreram após serem atingidos por um raio em uma fazenda de Paraíso do Tocantins. Nesse caso, o prejuízo foi de aproximadamente R$ 150 mil.
Animais estavam mortos debaixo de árvores — Foto: Divulgação
Estado em alerta
No Tocantins mais de 62 mil raios caíram durante chuvas nesta quarta-feira (17). A maioria das descargas atmosféricas foram registradas na região central e sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado está com alerta amarelo para chuvas intensas.
Na tarde desta quarta, uma chuva forte com vento caiu na região sul de Palmas. De acordo com o Inmet é esperado chuvas com volume entre 20 a 30 mm/h, além de ventos que podem chegar a 60 km/h.
Mais de 62 mil raios caíram no Tocantins nesta quarta-feira (17) — Foto: Reprodução/NetClima
O alerta é para a região do Bico do Papagaio, região central e cidades que ficam ao leste e oeste do Tocantins. O aviso é válido até as 10h desta quinta-feira (18).
Nesta quinta, a previsão é de pancadas de chuvas no período da tarde e noite em Palmas. Na capital a temperatura máxima deve chegar a 33 graus e mínima de 22.
Já no norte do estado, em Araguaína, deve chover o dia todo, mas com pancadas no período da tarde e noite. A temperatura máxima será de 34 graus e mínima de 24.
Chuva é registra na região sul de Palmas nesta quarta-feira (17) — Foto: Reprodução/Djean Barbosa
Orientações
- Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
- Não faça manutenções quando estiver chovendo
- Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
- Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193