Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que no Tocantins existe quase oito vezes mais bois que pessoas. De acordo com dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) de 2024, são 11,6 milhões de cabeças de gado em solo tocantinense. Já a população no estado era de 1,51 milhão, conforme o último Censo de 2022.
O estado ocupa a 9ª posição nacional em quantidade de bois. Araguaçu lidera o ranking estadual com 521 mil cabeças de gado e 8.133 habitantes, o que representa cerca de 64 bois por habitante.
Municípios com maior quantitativo bovino
- Araguaçu – 521.016
- Formoso do Araguaia – 338.000
- Araguaína – 302.000
- Peixe – 298.000
- Arraias – 284.000
- Paranã – 273.000
Na produção leiteira, o estado ordenhou mais de 517 mil vacas em 2024, gerando 419 mil litros de leite e movimentando R$ 1 bilhão. Arraias, Arapoema e Colméia foram os principais produtores.
Tipos de produção
Galináceos: Conforme a pesquisa, além dos bovinos, o Tocantins também se destaca na criação de galináceos, com mais de 7,36 milhões de aves, sendo 2,78 milhões de galinhas. Darcinópolis é o principal produtor, com 2,18 milhões de galináceos e 1,74 milhão de galinhas.
Suínos: A produção de suínos totalizou 191 mil cabeças, com Porto Nacional na liderança. O estado também possui 166 mil equinos, 98 mil ovinos, 10 mil caprinos, 6,2 mil bubalinos e 351 codornas.
Ovos: A produção de ovos de galinha somou quase 55 mil dúzias, com Darcinópolis responsável por 80% do total. Também foram produzidas duas mil dúzias de ovos de codorna e 98 mil quilos de mel, com destaque para Araguaína, Nazaré e Palmas.
Na aquicultura, a cidade de Almas se destacou nacionalmente com 7,1 milhões de quilos de peixes produzidos, ocupando a 23ª posição no Brasil.
O Tocantins como um todo produziu 15,2 milhões de quilos de peixe, com outros municípios como Dianópolis, Sítio Novo, Maurilândia e São Miguel também figurando entre os maiores produtores do país.
Por Brenda Santos, g1 Tocantins.