Tecnologias integradas solucionam os maiores desafios do produtor rural no cenário hoje: incertezas econômicas, margens de lucro estreitas e instabilidade do clima
O relatório Perspectivas para a Agropecuária, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresenta um panorama positivo, em termos de produtividade, para o agro na safra 2025/2026. Mas os desafios serão muitos: preços baixos, custos altos, margens de lucro apertadas, desafios climáticos.
Por conta deste contexto, o uso de tecnologias que conectam gerenciamento de clima, máquinas e comunicação, em tempo real, desponta como a maior tendência de investimentos e necessidade do produtor rural. Para Sônia Proença, diretora de Vendas da Sol by RZK, a gestão climática e a telemetria terão papel central na tomada de decisão do produtor. “A próxima safra vai exigir que o agricultor tenha em mãos respostas rápidas diante de mudanças climáticas e da pressão para redução de custos. Informações seguras serão fundamentais para a assertividade das decisões e garantia da rentabilidade, que é o grande objetivo do agro. E, portanto, a onda de investimentos deve acontecer agora, para que a safra 25/26 seja certeira no plantio”, afirma.
Atenta a esta tendência, a Sol, que já conta com 12 milhões de hectares conectados em todo o Brasil, se antecipa ao mercado e apresenta ao agricultor um novo portfólio de produtos, serviços e tecnologias que endereça a resolução destes desafios aos produtores. E, mais importante, todos os itens oferecem ampla integração de dados, facilidade de uso e comunicação instantânea com o cliente em conversas por Whatsapp.
“O diferencial de nossas ofertas é que contamos com uma inteligência artificial que se comunica rapidamente pelo aplicativo mais usado pelo produtor rural no seu dia a dia. Por este canal, o cliente recebe relatórios completos e recomendações assertivas para a tomada de decisões agronômicas, financeiras ou produtivas. É um sistema superinteligente e simples de ser utilizado”, explica Sônia.
E tudo isso se converte em benefícios concretos. O SOL Clima 2.0 fornece dados de previsão climática para que, por exemplo, o produtor evite pulverizar em momento errado, desperdiçando insumos e dinheiro. A estimativa é de que a solução de gestão climática devolva ao produtor até 140% de retorno no investimento realizado. Na velocidade de uma conversa de whatsapp, o SOL Telemetria 2.0 oferece informação que traz até 15% de economia em diesel, mostrando, em tempo real, como cada máquina da fazenda está sendo usada.
“O futuro do agro brasileiro é construído com confiança, estratégia e tecnologia. Inteligência de dados, previsibilidade e decisões mais seguras são a transformação que a agricultura precisa, em benefício não apenas dos produtores rurais, mas de toda a sociedade”, finaliza Sônia.
Sobre a Sol By RZK
A Sol By RZK é uma empresa de tecnologia do Grupo RZK que oferece serviços e soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural de maneira integrada, buscando impulsionar a rentabilidade, a produtividade e a sustentabilidade das atividades agrícolas visando o máximo de sua eficiência agronômica, produtiva, financeira e na gestão de riscos. A empresa nasceu em 2020 com a missão de levar tecnologia e conexão aos produtores rurais. De lá pra cá, já atingiu a marca de 12 milhões de hectares com cobertura de rede 3G/4G, o que representa mais de 15% da área cultivada no País. São cerca de 450 torres em 17 estados e 300 municípios.