Durante esta semana de segunda-feira, 11, a sexta-feira, 15, a equipe de técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro) esteve em 20 propriedades rurais, localizadas nos municípios de Angico, Santa Terezinha e Nazaré, na região do Bico do Papagaio. O objetivo foi vistoriar as atividades realizadas pelos agricultores familiares, beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário.
As visitas técnicas servem para acompanhar as propriedades, verificando como está sendo a exploração da terra, de acordo com o Subprojeto de Investimento Básico (SIB), na oportunidade os técnicos apresentam atualização de informações para os beneficiários e esclareceram as dúvidas referente aos benefícios do Programa.
Para a Técnica Agropecuária da Seagro, Daniara Camelo, a vistoria “é de sumo importância para os agricultores familiares, porque através dela essas famílias terão acesso a uma equipe de profissionais que fornecerão orientações necessárias para melhor aplicação dos recursos liberados, dando início a atividades produtivas que possam gerar não só alimentos para essas famílias, mas também, trazer retornos financeiro para o pagamento do seus financiamento”, explica.
As etapas do financiamento, aquisição e trabalho para que a terra seja uma fonte de renda familiar, envolve uma força tarefa formada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Seagro, empresas de assistência técnica e o Banco do Brasil que, juntos trilham o melhor caminho para que o produtor rural consiga desenvolver uma atividade promissora, possibilitando que a própria terra forneça todos recursos necessários para o seu posterior pagamento. A fiscalização realizada pelos técnicos da Seagro serve para garantir que as atividades propostas estão sendo realizadas de acordo com o contrato feito com os beneficiários do PNCF.
Além da fiscalização, a visita mostrou os resultados de outros programas governamentais como o Mesa Farta que na propriedade Santo Expedito, em Nazaré, já obteve uma boa colheita de feijões, resultado da última entrega de sementes do programa que busca garantir geração de renda, segurança alimentar e nutricional e qualidade de vida para mais de 10 mil famílias em comunidades rurais.
SIB
O Subprojeto de Investimento Básico (SIB) tem o objetivo de fornecer infraestrutura básica, direcionando os primeiros passos para transformar a propriedade em uma terra produtiva, o crédito oferecido pelo Subprojeto conta com a implementação das atividades escolhidas pelos agricultores familiares junto as empresas de assistência técnica, de acordo com a vocação da terra.
PNCF
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que os produtores famíliares sem terra ou com pouca terra possam adquirir seus próprios imóveis rurais. O programa contribui com a redução da pobreza no meio rural, desenvolvimento sustentável, melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores familiares.
Esclarecimento de dúvidas pelos Técnicos da Seagro na Fazenda Najá – Matheus Alves/Governo do Tocantins file_download
Produções da Agricultura Familiar – Matheus Alves/Governo do Tocantins file_download
Produção de feijão com sementes do Programa Mesa Farta em Nazaré – Matheus Alves/Governo do Tocantins