Nesta manhã, 21, aconteceu no Auditório do Ministério Público Estadual, em Palmas, o Seminário sobre Alimentação Tradicional nas Escolas do Tocantins – Desafios e Soluções para a Gestão Pública. O encontro reúne representantes de instituições públicas, organizações sociais, comunidades tradicionais e especialistas para debater os caminhos da alimentação escolar como instrumento de inclusão produtiva, valorização da sociobiodiversidade e fortalecimento da agricultura familiar.
A programação começou às 8h com o Café da Manhã da Sociobiodiversidade, seguido da mesa de abertura e da apresentação dos objetivos do seminário. Pela manhã, os debates abordaram as oportunidades e desafios da alimentação escolar nas políticas públicas, com a participação de Márcio Menezes (Catrapoa, Catrapovos Nacional e ÓsocioBio) e outros convidados. Houve ainda o lançamento do vídeo “Alimentar Escolar na TI Xerente” e uma mesa redonda sobre a experiência da Catrapovos no Tocantins, com foco na implementação do PNAE e PAA em territórios tradicionais, com a presença de representantes do MPF, FUNAI, povos indígenas e lideranças locais.
No período da tarde, a programação segue com o painel sobre a experiência do município de Bacuri (MA), trazendo práticas de inclusão produtiva e promoção da qualidade alimentar, além de debates sobre os desafios da articulação institucional e o papel dos gestores públicos para fortalecer a alimentação escolar tradicional. O encerramento contará com o lançamento do Prêmio Amigo da Alimentação Escolar, que valoriza boas práticas voltadas para a promoção da alimentação saudável e sustentável.
O seminário é realizado pela Catrapovos/TO, em parceria com o Ministério Público Federal no Tocantins, Vozes do Tocantins e ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza). Conta ainda com o cofinanciamento da União Europeia, via Global Gateway, apoio do WWF, Bem Viver e Conexus, e parcerias de instituições como Ruraltins, Associação Indígena Pyka Mex, CECANE/UFT, CONSEA Tocantins, Secretaria da Educação do Tocantins e Conab.
O encontro reforça a importância de integrar saberes tradicionais e políticas públicas, garantindo uma alimentação escolar de qualidade, sustentável e culturalmente diversa para as crianças do Tocantins.
Por Yuri Felipe Sousa com informações da Coalizão Vozes do Tocantins.