A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizou uma reunião nessa terça-feira, 27, com representantes do setor produtivo tocantinense com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional, apresentar as ações já desenvolvidas pela Secretaria e ouvir demandas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do agronegócio no estado.
O gestor da Seagro, Fred Sodré, destacou que a iniciativa integra a estratégia do Governo de aproximar o setor produtivo da gestão pública. “O nosso objetivo é abrir um espaço de diálogo com o agronegócio tocantinense. A Seagro está de portas abertas para ouvir o setor produtivo, apresentar os serviços e as ações que vêm sendo executadas e, principalmente, construir soluções que fortaleçam a produção, a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Tocantins”, afirmou.
Durante a reunião, a presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), Caroline Barcellos, abordou pautas consideradas estratégicas para as principais commodities do Estado, como questões ambientais, tributárias, competitividade, abertura de mercados e ações voltadas ao desenvolvimento da soja e do milho. “As contribuições apresentadas reforçaram a necessidade de alinhamento institucional para ampliar a competitividade do setor”, ressaltou.
Representando o cooperativismo, Ricardo Khouri, da Organização das Cooperativas Brasileiras no Tocantins (OCB/Coapa), destacou o papel das cooperativas na implementação de políticas públicas e colocou o sistema cooperativista à disposição do Governo do Estado. Ele também pontuou a importância de fortalecer instrumentos de planejamento e ampliar a articulação institucional em benefício do setor produtivo.
O assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet/Senar), Luiz Cláudio, avaliou o encontro de forma positiva e ressaltou a importância da abertura promovida pela Seagro. Segundo ele, a iniciativa contribui para estreitar a relação entre o Governo e as entidades representativas do agronegócio. “Para nós, da Faet e do Senar, essa reunião foi muito importante. A abertura da Secretaria em receber o setor produtivo, ouvir as demandas e dialogar é fundamental para que possamos avançar na construção de soluções e no fortalecimento do agronegócio tocantinense”, reforçou.
Também representando o setor pecuário, Fernando Penteado, da Novilho Precoce, enfatizou a relevância do encontro para os produtores de carne do Estado. Ele explicou que a entidade representa diversos associados e que o diálogo com o Governo é essencial para levar as demandas do setor. “Esse tipo de reunião é fundamental para o setor da pecuária. A Novilho Precoce representa produtores e associados, e poder trazer essas preocupações e demandas diretamente ao Governo é um passo importante para fortalecer a cadeia da carne no Tocantins”, ressaltou.
A Seagro registrou todas as demandas apresentadas pelas entidades e reforçou que os temas serão analisados tecnicamente, em articulação com os órgãos competentes, dentro da proposta de construir encaminhamentos viáveis e alinhados ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Ao final do encontro, o secretário Fred Sodré reafirmou o compromisso da Secretaria em manter o diálogo permanente com o setor produtivo, fortalecendo a parceria entre Governo e produtores como base para o crescimento sustentável do agronegócio tocantinense.
Participantes
Participaram da reunião representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Associação dos Apicultores do Tocantins (Apicol), do Distrito de Irrigação Manoel Alves (Dima), da Associação dos Produtores Rurais (AproRios), da Associação dos Produtores Rurais do Médio Araguaia (Aprochama), do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Tocantins (Sindileite-TO), do Sindicato Rural de Miracema do Tocantins, do Sindicato Rural de Natividade, do Sindicato dos Produtores Rurais de Gurupi, da Associação dos Produtores de Gado de Corte da Garganta (APG Garganta), da Associação dos Produtores Rurais da Lagoa da Confusão, da Associação dos Produtores Rurais de Novilho Precoce do Tocantins, da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Tocantins (Aprosoja-TO), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Tocantins (Fundeagro), da Organização das Cooperativas Brasileiras no Tocantins (OCB-TO), do Sistema OCB/TO, além da Cooperativa Castrolanda e da Associação dos Produtores Rurais de Porto Nacional.
Por Hérica Rocha/Governo do Tocantins.
















