A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) divulgou nesta semana uma nota oficial manifestando preocupação com o recente aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo Governo Federal. A entidade alerta para os impactos negativos da medida sobre o setor produtivo, especialmente no Tocantins, e no cenário econômico nacional como um todo.
Segundo a FAET, o aumento do IOF eleva de forma significativa os custos relacionados a crédito, câmbio e seguros, dificultando o acesso a serviços financeiros essenciais para o desenvolvimento da atividade agropecuária. Estimativas apontam que os custos adicionais para empresas e negócios devem atingir R$ 19,5 bilhões já em 2025, com previsão de chegar a R$ 39 bilhões em 2026.
A entidade também critica o uso do IOF como instrumento de arrecadação, contrariando sua função original de regular o mercado financeiro. “O uso do IOF com fins meramente arrecadatórios compromete a previsibilidade econômica, a segurança jurídica e a competitividade do setor agropecuário”, destaca o comunicado.
A FAET, por meio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), está mobilizada junto ao Congresso Nacional para tentar reverter a decisão. A entidade solicita o apoio dos parlamentares tocantinenses na defesa de medidas que reavaliem e revoguem as alterações nas alíquotas do imposto.
Por fim, a FAET reafirma seu compromisso com propostas que garantam o equilíbrio fiscal do país, mas sem penalizar quem produz e contribui para o crescimento econômico do Tocantins e do Brasil.
Com informações do Sistema Faet/Senar.