Elialdo Rodrigues recebeu alta hospitalar depois de passar quase cinco meses internado, dois deles na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele é um dos sobreviventes do incêndio que devastou a zona rural do distrito de Buritirana. A equipe médica comemorou a recuperação do trabalhador, que teve 60% do corpo queimado.
“Quando conheci o Elialdo ele estava na UTI intubado, teve várias intercorrências. É gigantesco presenciar esse momento que foi aguardado por tanto tempo e estar do lado dele durante a internação. Ele esteve aqui durante as festas de Natal e ano novo”, comentou o cirurgião plástico Weber Moragas.
Segundo o médico, todo paciente que tem o grau de queimaduras de Elialdo acaba tendo complicações durante a internação. Depois de muitos tratamentos especializados e várias cirurgias, o tratamento segue com fisioterapia para recuperar a mobilidade dos membros.
O incêndio aconteceu no dia 28 de agosto de 2024 e deixou outros dois homens feridos com queimaduras graves. Eles estavam em um trator tentando conter o fogo que se alastrou rapidamente pela vegetação. Um deles morreu após 15 dias de internação no Hospital Geral de Palmas.
Na saída do hospital particular em que Elialdo fez a maior parte do tratamento, familiares e equipe médica aplaudiram a recuperação do paciente, que agora seguirá em tratamento domiciliar por mais 60 dias.
“Graças a Deus. Tô muito feliz. Vou focar mais agora que o tratamento tá bem avançado”, disse Elialdo.
A alegria da recuperação não apaga o sofrimento pela morte do amigo Edimar Barreira Bezerra, que não resistiu às queimaduras gravíssimas. “A gente tava apagando o fogo, aí a fumaça tava muito grande e a gente acabou se chocando um no outro […] A gente desceu pegando fogo”, relembra emocionado.
Elialdo Rodrigues deixa hospital após quase cinco meses de tratamento — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O incêndio
Na época do incêndio, a Prefeitura de Palmas informou que acompanhou a situação e forneceu todo o suporte necessário aos pacientes afetados. Uma equipe da vigilância ambiental também foi para Buritirana e colaborou com a Defesa Civil Municipal.
Incêndio em propriedades rurais no Distrito de Buritirana, em Palmas — Foto: Wilton Medeiros/TV Anhanguera
Os bombeiros deram apoio ao combate com duas equipes com viaturas específicas atender incêndios florestais. Uma forte ventania acabou espalhando as chamas, o que dificultou o trabalho dos bombeiros e brigadistas.
Após as chamas serem contidas, a Polícia Militar e a perícia estiveram no local para colher informações que possam identificar se o incêndio começou de forma criminosa.
Por Aurora Fernandes e Brenda Santos, g1 Tocantins, TV Anhanguera.