O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), encerrou a última semana do ano de 2023 com importantes conquistas, e marcou seu comprometimento com o desenvolvimento agrário e social no Estado, com assinatura de convênios estratégicos entre o Ruraltins e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), e também com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
O primeiro marco foi a formalização do convênio com o MDA para a aquisição de computadores, um passo significativo na modernização e fortalecimento da infraestrutura tecnológica. Esses computadores serão distribuídos em todos os escritórios do Ruraltins no Estado, o qual irá proporcionar um ambiente de trabalho mais eficiente e potencializar a capacidade de prestação de serviços aos agricultores e comunidades rurais.
Em um segundo momento, o Ruraltins celebrou um novo convênio com o MDS, consolidando um investimento crucial em mobilidade. O acordo abrange a aquisição de camionetas, caminhões e barcos, que visa ampliar a assistência técnica e a extensão rural. Essa iniciativa é especialmente relevante para as comunidades em ilhas, como a comunidade indígena da ilha do Bananal.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, ressaltou a importância desses convênios para impulsionar o desenvolvimento rural no Tocantins. “Estamos comprometidos em promover o acesso à tecnologia e mobilidade para fortalecer a agricultura familiar e garantir mais desenvolvimento em todas as regiões do Estado. Esses investimentos são fundamentais para proporcionar melhores condições de vida aos agricultores e expandir nosso apoio às comunidades mais remotas, como as situadas em ilhas,” afirmou Washington.
O presidente ressaltou ainda que a iniciativa do Ruraltins reflete um compromisso efetivo com a inovação, a inclusão social e o desenvolvimento territorial. “O ano de 2023 ficará registrado como um período marcante para o Instituto, que continua a trabalhar incansavelmente para impulsionar o setor agrário e promover a qualidade de vida nas comunidades rurais do Tocantins”, finalizou.
por Amanda Oliveira/Governo do Tocantins